Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Proposta orçamentária 2012

29/12/2011
Êta paizequinho danado de bom. E tem um povo muito trabalhador e muito generoso para com os pobres coitados dos capitalistas, cuja vida financeira sempre foi tão difícil... E é um povo que passa grandes dificuldades de várias ordens e nem se incomoda “nadica de nada” que seu suor, sangue e lágrimas sejam derramados, desde que o seja em benefício dos ricos... Que coisa maravilhosa, espetacular, sensacional. Um modelo para o mundo!
Estamos falando do Projeto de Lei Orçamentária para 2012, como se vê a seguir.

BrasiLeaks

Gente,
Vejam só. Esse exemplo abaixo, da Argentina, é emblemático e sintomático e dá uma dissertação e tanto pra mestrado, doutorado, pós-doutorado, pós-pós-doutorado, etcetera e tal. E não é pela novidade, porque é coisa do tempo em que se cagava agachado e todos estamos carecas de saber disso. É pela sua atualidade. Atualíssima.
Me explico. Trata-se do processo de domesticação feito com os dominados pelos dominadores, quaisquer que sejam e em quaisquer épocas. O processo tem pelo menos dois vetores convergentes. Um é aquele específico e explícito de lavagem cerebral, de convencimento ideológico, de pressão e coerção econômica, política, ideológica e por aí vai. Outro, é aquele natural que o dominado - com a ajuda dos indutores locais, é óbvio -, vai autonomamente, por iniciativa própria, tomando suas próprias ações de submissão à dominação e à exploração. Ou seja, um certo prazer em ser dominado e explorado, algo que só pode ser entendido em Freud, jamais em Marx.
E nisso sempre se encaixaram os países da América dita Latina, transformados em quintal e latrina dos EUA, em especial a partir da 2a. Guerra Mundial, quando o Grande Irmão do Norte afirmou e reafirmou o seu poderio bélico, econômico, estratégico, político e cultural. Mas isso está em mutação. De vagarzito e em poucos paises e povos, mas está.
Nosso Brasil, grande, fantástico, espetacular, impar no mundo atual, mas ainda inconsciente de suas grandezas e potencialidades, continua agindo como um paizeco qualquer. Porque, em função de muitas de suas "lideranças" e de processos de domesticação não desmontados, continua dominado e explorado. Ou seja, permanece como quintal e latrina. Esta, talvez esteja sendo promovida a cagador de posto de gasolina - aquele lá do nosso interiorzão -, com um pouco de agua corrente, puxada de um poço das imediações, com um pequeno motor a diesel, talvez a eletricidade. O que já é um avanço. Quem nunca comeu merda, até se lambuza quando acha uma.
Alguém duvida ou discorda? Aconselho dar uma caminhada por qualquer "shopping center" (o nome já diz tudo) e fazer uma estatística das palavras em português que encontrar por ali. Não só nos nomes das lojas, mas em tudo o que se anuncia ou consome. Aposto que não dá 10%. Vale um cerveja?
Que nome dou a isso? Domesticação cultural. Porque a lingua é a mais ampla expressão da cultura de um povo e a cultura é maior expressâo da identidade de um povo e a identidade de um povo é a maior expressão da sua autonomia e soberania.
Esses caras, os tais dominadores, sabem onde pisam e o que fazem! E também sabem como e com quem fazê-lo!
Estamos necessitados de um BrasiLeaks!!!
BrasiLeaks urgente!!!
> LEIA MAIS | 27/12/2011 – Carta Maior

Argentina 2001: Memórias de uma cidade em chamas

Há mais de dez anos, nos dias 19 e 20 de dezembro de 2001, a institucionalidade argentina voou em mil pedaços e a cidadania, farta das misérias da política e seus negócios, se transformou em resistência popular ao grito de “Que se vayam todos”, ao som ensurdecedor das panelas e das barricadas de fogo nas esquinas. Uma avalanche que colocou frente a frente povo e instituições, e que deixou 39 mortos, milhares de feridos, saques e pobreza, mas que apesar disso entreabriu uma porta para uma nova etapa na política e na economia argentina.

O artigo é de Francisco Luque, correspondente em Buenos Aires da Carta Maior

Leia mais | 23/12/2011

Daniel Ben Saïd: Passamos da fase dos slogans simpáticos dos fóruns sociais

De passagem pelo Brasil, filósofo francês concede entrevista exclusiva à Carta Maior, na qual analisa a crise financeira, comenta as situações dos EUA e da Europa e aponta os desafios para a esquerda construir uma alternativa ao modelo atual.