Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mais pontos e contrapontos, contradições e dicotomias

Comentários/opinião
Veja-se nas matérias abaixo, dois grandes exemplos de contraditórios, cada vez mais espalhados por esse mundo, que estão se tornando um cotidiano cada vez mais repetido e repetido. No nosso Brasil, também. Será que a gente não consegue ser diferente? Por que?

Para poupar energia, Alemanha investe em edifícios inteligentes
O prédio da Daimler é o de cor amarelada e a textura do revestimento não revela que aquilo é cerâmica. No interior do edifício, o pé direito altíssimo termina em teto transparente. Cada feixe de luz natural é bem-vindo, o clima é agradável e não se vê sinal de ar-condicionado. No subsolo, 19 materiais diferentes são reciclados rotineiramente e, da cobertura, 20 andares acima, a visão dos arredores é de jardins suspensos: há verde em cada teto de edifício, um sistema natural de coletores de água da chuva. Os prédios dessa praça são ícone de sustentabilidade exibido com orgulho pelos alemães - trata-se da lendária Potsdamer Platz.
A reportagem é de Daniela Chiaretti e foi publicada pelo jornal Valor, 24-07-2012.
Em "Asas do Desejo", o clássico de Wim Wenders sobre a Berlim de 24 anos atrás, com Muro e dividida, Potsdamer Platz é um pedaço de terra arrasada no meio do nada. O retrato da desolação da Alemanha dividida tornou-se o maior canteiro de obras da Europa logo depois da unificação. No final dos anos 90, era símbolo da modernidade.

Satélites registram degelo recorde na superfície da Groenlândia
A cobertura de gelo da superfície da Groenlândia derreteu este mês em uma área superior à detectada em mais de 30 anos de observações de satélite, informou a Nasa esta terça-feira (24).
Segundo medições de três satélites diferentes analisadas por cientistas acadêmicos e da agência espacial americana, calcula-se que 97% da cobertura de gelo derreteram em algum ponto em meados de julho. "Isto foi tão extraordinário que a princípio questionei o resultado: seria real ou teria sido um erro nos dados?", disse Son Nghiem, da Nasa.
O especialista lembrou ter notado que grande parte da superfície congelada da Groenlândia parecia ter derretido em 12 de julho, ao analisar dados do satélite Oceansat-2, da Organização de Pesquisas Espaciais Indiana. Resultados de outros satélites confirmaram estas descobertas. Mapas do degelo demonstraram que em 8 de julho cerca de 40% da superfície congelada tinham derretido, uma área que aumentou para 97% quatro dias depois.