Dos 194 Estados da ONU, 100 praticam a tortura, seja para obter informações ou confissões, seja como metodologia para fazer reinar o terror. Síria, Egito, Argélia, Chile, Argentina, Brasil, Cuba, Estados Unidos, França, Espanha, China, Vietnã, Índia ou Rússia: não há continente que esteja livre dessa barbárie. Esta é a conclusão do informe “Um mundo de torturadores”, publicado na França.
LEIA MAIS 30/12/2011
São destacadas as utopias, ou seja, as visões de mundo transformadoras. São matérias com relevância filosófica e/ou sociológica e/ou ecológica e/ou política e/ou econômica e/ou científica, encontradas prioritariamente nas mídias alternativas porque só raras vezes conseguem espaços nas mídias usuais no cotidiano. Normalmente adicionam-se comentários ácidos, críticos ou satíricos do blogueiro. O Blog é uma despretensiosa contribuição ao debate das idéias e dos ideais, com viés apenas militante.
Boas vindas
BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Como mudar o mundo - Hobsbawn
Hobsbawm investiga o marxismo e encara a crise
"A grande crise econômica que começou em 2008, como uma espécie de equivalente de direita à queda do Muro de Berlim, trouxe uma compreensão imediata de que o Estado era essencial para uma economia em dificuldades, do mesmo modo como fora essencial para o triunfo do neoliberalismo quando os governos lançaram suas bases por meio de privatizações e desregulações sistemáticas."
Com essa análise, Eric Hobsbawm chega ao final de seu novo livro, "Como Mudar o Mundo - Marx e o Marxismo, 1840-2011" (Companhia das Letras).
A reportagem é de Eleonora de Lucena, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 30-11-2011 e transcrita no IHU Notícias da mesma data.
Assinar:
Postagens (Atom)