Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ainda a questão elétrica... infelizmente


Comentários/opinião
Meu sando Deus, quanta “bateção” de cabeça! E, quiçás, de bundas!
É no que dá a falta de visão de um rumo claro e nítido, com prevalência de valores humanos, sociais e ecológicos. E isso fatalmente conduz a trajetórias cheias de zig-zags.
E, em se tratando de coisas fundamentais como a energia, só pode dar no que estamos assistindo.
É algo de poderá ser desastroso – mais ainda - para o Brasil e os brasileiros!!!
Felizmente, parece-me que a voz do professor da UFPE, autor da matéria abaixo e de outra nela referenciada, é uma das poucas vozes mais sérias e isentas que estão sendo divulgadas.
Infelizmente, porém, também me parece que isso vai ainda muito longe.
A soberba elétrica
"A semelhança da situação que chegamos em 2013 com relação a 2001 é que em ambos casos houve falta de planejamento e gerenciamento, falta de investimentos no setor, período de estiagem prolongada comprometendo assim os níveis dos reservatórios de água", afirma Heitor Scalambrini Costa, professor da Universidade Federal de Pernambuco.
Segundo ele, "a falta de energia não é para agora, mas que existe risco a partir dos próximos anos, caso não haja uma mudança radical no que concerne à diversificação da matriz elétrica, incorporando substancialmente as novas fontes renováveis, geração solar (o uso em larga escala do aquecimento solar e a micro geração fotovoltaica) e eólica".
Eis o artigo.
Já é de conhecimento notório a relação (in)existente entre os gestores públicos do setor elétrico e a patuléia (como diria o respeitado jornalista Elio Gaspari quando se refere ao povo). A arrogância, a prepotência, a falta de ética destes servidores públicos são evidentes, quando tem que dar explicações sobre os erros na condução deste setor, de vital importância para os destinos do país, e principalmente de sua população.

A perda de reputação e de credibilidade só aumenta quando lemos, escutamos e vemos estes senhor@s tentarem explicar o inexplicável. Que mais uma vez, depois de 12 anos do inesquecível desabastecimento ocorrido em 2001/2002, os mesmos erros se repetiram, e a luz amarela acendeu. Estamos novamente discutindo se haverá ou não falta de energia. Se será, para “amanhã”, ou em 2014/2015.
VEJA MAIS