Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A importância da Indústria

Comentários/opinião
Trata-se de uma recuperação histórica que pode ser de utilidade como referencial para análises das origens do sistema capitalista, em especial da história mais recente do sistema equivocado em muitos aspectos, que tem sido aplicado no nosso país.
Tenho, porém, fortes discordâncias quanto ao conteúdo ideológico embutido nos dois últimos parágrafos da matéria, em especial quanto ao desenvolvimentismo e à utilização que se pretende dar ao pré-sal. Vários comentários e opiniões que tenho expressado em textos e artigos elaborados corroboram com essa minha posição.
O artigo dos dois professores da Unicamp foi publicado na Carta Maior.

O Brasil está em condições de estabelecer uma macroeconomia da reindustrialização usando de forma inteligente as vantagens que se revelaram recentemente. Não se trata de concentrar os esforços na manutenção de um câmbio subvalorizado mas de desenvolver um conjunto de políticas voltado para o objetivo de expansão do mercado interno sem incorrer nas restrições de balanço de pagamentos. O artigo é de Luiz Gonzaga Belluzzo e de Júlio Sérgio G. Almeida.
O grande historiador Carlo Cipolla [Carlo Maria Cippola, 1922-2000] afirmou que a economia dos Homens atravessou dois momentos cruciais: o neolítico e a Revolução Industrial. No neolítico, os povos abandonaram a condição de “bandos selvagens de caçadores” e estabeleceram as práticas da vida sedentária e da agricultura. Entre as incertezas e brutalidades da “vida natural”, tais práticas difundiram condições mais regulares de subsistência dos povos e assentaram as bases da convivência civilizada. Podemos afirmar que ao longo de milênios as sociedades avançaram lentamente nas técnicas de gestão da terra, desenvolvidas à sombra de distintos regimes sociais e políticos e, portanto, sob formas diversas de geração, apropriação e utilização dos excedentes.