Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Oscar na periferia do mundo: era uma vez um Império que fazia cinema

Comentários/opinião
Os sistemas de poder, de quaisquer naturezas, são similares a entes mitológicos, tais como o Cérbero, a Hidra, a Medusa e outros.  Isto é, com varias cabeças e/ou membros e, portanto, com vários mecanismos de ataque e de defesa, tidos como invensíveis. Todavia, também como nos foi contado, eles sempre encontraram opositores que, cedo ou tarde, os derrotaram. E normalmente com o uso dos próprios poderes dos monstros, contra eles mesmos.
Entendo que esses processos se aplicam, ao menos como metáfora de alerta, ao tema da matéria abaixo. E bem assim, a tantos outros processos de perda de hegemonia e dominação, não apenas ao longo da Historia, mas também na atualidade.
Hollywood padece da mesma anemia de poder que foi se apoderando do império americano. Embora não tenha deixado de impor densos valores culturais ao resto do mundo, o glamour de suas estrelas já não brilha como antes e seu modelo narrativo já não produz tanto impacto. Vítima de seu próprio êxito, Hollywood se esforça a cada ano em renovar as expectativas em um mundo no qual os relatos se tornaram mais dispersos e menos hegemônicos graças à proliferação das novas tecnologias da comunicação. "And the winner is… "a periferia do mundo, que tem ainda muito para dizer e não pode nem quer dizer do jeito hollywoodiano.
Oscar Guisoni - Especial para Carta Maior, 26-02-2012

Quatorze debates de uma só vez. É mole?

Comentários/opinião
O clipping do IHU Notícias de hoje, 27-02-2012, por si só, preenche uma pauta enorme para debates em variados temas, alguns dos quais têm merecido destaques neste singelo e despretensioso Blog. A começar pela análise de conjuntura da semana, a qual toma como referência várias matérias já destacadas e comentadas aqui.