Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Águia ou galinha

Comentários/opinião
É... Quem pode ser águia, mas pensa como galinha, é galinha. E voa "voos de galinha". Infelizmente.
Nosso (nosso?...) Brasil é uma imensa águia, mas, por nunca ter querido se apoiar em longos e audaciosos planos de voo de águia, se contenta com voos de galinha, ou seja, episódicas tentativas e desistências.
O autor do artigo abaixo costuma dar tiros para muitos lados, ao sabor das ondas. Aliás, como muitos articulistas dos grandes jornais nacionais. Todavia, foi possível correlacionar este tema com uma fábula à qual tenho muito me referido ultimamente. Já leram a fábula que foi descrita neste blog há alguns dias?
A matéria foi divulgada no IHU Notícias em 30-03-2012.
"Frenético, governo faz série de reuniões com 'o PIB' e deve criar comitês setoriais para auxiliar a indústria", informa e comenta Vinicius Torres Freire, jornalista, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 30-03-2012.
Eis o artigo.
O governo econômico do Brasil está mesmo frenético.
Os economistas de Dilma Rousseff se encontram com os rapazes do mercado e prometem "mudanças de fôlego", além dos esparadrapos e remendos da "política industrial" improvisada no cotidiano.
Convocam os banqueiros a fim de cobrar redução das taxas de juros para empresas e consumidores (segundo o jornal "Valor"), que na média vêm subindo desde novembro.
As conversas com a indústria são tantas que o governo parece ter instalado um comitê de salvação pública das fábricas, por assim dizer. Na verdade, não se trata de piada.
O governo está para lançar um projeto que ele mesmo chama de "câmaras" ou "comitês de competitividade" (ou de "sustentabilidade"). Serão grupos consultivos de onde, em tese, vão sair demandas da indústria sobre impostos, custos, burocracias, problemas da "cadeia produtiva". O projeto é criar cerca de 20 desses "comitês" setoriais.
Clique acima para ler o texto completo.