Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Farra do "nosso" capitalismo tupiniquim (III)

Comentários/opinião
Vejam mais três exemplos do modelo que eu chamo de capitalismo tupiniquim: para os “de cá”, ou seja, os “da casa”, os “do peito”, vão as mãos cheias de benesses - e muitas vezes até faltam mãos -, enquanto que para os “de lá”, ou seja, os demais (em vários sentidos), vão as migalhas.
O principio da “impossibilidade de se servir igualmente a dois senhores” – que tem mais dois séculos – foi “modernizado” para: “deve-se servir a dois senhores equitativamente”. Ou seja, “de forma desigual, porém diretamente proporcional ao poder de cada um e na proporção inversa de suas necessidades”.
As matérias a seguir foram divulgadas no IHU Notícias, de hoje, 05-02-2012. Dispensam maiores comentários. Apenas mais um, para "mastigar", com calma. O povo paga um enorme preço por um contrato que nem sabe que assinou: o da sua à alienação, da desinformação e da manutenção eterna da duas coisas. 
Código Florestal deve anistiar 75% das multas milionárias
A aprovação do novo Código Florestal, prevista para esta semana, deve levar à suspensão de três em cada quatro multas acima de R$ 1 milhão impostas pelo Ibama por desmatamento ilegal.
A reportagem é de Lúcio Vaz João Carlos Magalhães e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 05-03-2012.
A Folha obteve a lista sigilosa e atualizada das 150 maiores multas do tipo expedidas pelo órgão ambiental e separou as 139 que superam R$ 1 milhão. Dessas, 103 (ou pouco menos que 75%) serão suspensas se mantido na Câmara o texto do código aprovado no Senado. Depois, ele segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Código Florestal será votado definitivamente nessa terça-feira
A votação do novo Código Florestal brasileiro, marcada para essa terça-feira (6), na Câmara dos Deputados, vai enfrentar fortes resistências dos setores ambientalista e científico. Mesmo assim, o governo não abre mão de ver a matéria aprovada definitivamente, como está, nesta semana.
A reportagem é de Mariana Jungmann Iolando Lourenço e publicada pela Agência Brasil, 04-03-2012.
A primeira batalha a ser enfrentada pelos defensores do texto será com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que já se manifestou contrária à proposta da forma como saiu do Senado. Os cientistas da SBPC querem mudanças na matéria e o veto de alguns trechos colocados pelo senador Jorge Viana (PT-AC) – que foi o relator do projeto no Senado.

Partidos mantêm feudos sob novos ministros
As substituições promovidas pela presidente Dilma Rousseff em sete ministérios por suspeitas de irregularidades pouco alteraram o perfil de feudos partidários dessas Pastas. Todas elas mantiveram a maior parte dos nomeados políticos que estavam antes das trocas. A diferença é que elas passaram a ter de mostrar serviço ao Palácio do Planalto, o que fez surgir algumas iniciativas de profissionalização.
A reportagem é de Caio Junqueira e Fernando Exman e publicada pelo jornal Valor, 05-03-2012.
O Ministério do Turismo é o caso mais exemplar. Continua sendo gerido pelo PMDB, agora nas mãos do deputado federalGastão Vieira (MA). Abaixo dele, estão o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo, Fábio Mota, indicado pelo vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira, para o lugar de Colbert Martins, também aliado deGeddel; e Bel Mesquita, secretaria nacional de Políticas de Turismo e ex-deputada federal pelo PMDB do Pará, com antiga ligação com o senador Jader Barbalho (PMDB-PA).