Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Brasil x Argentina

Comentários /opinião
Acho que hoje em dia andamos tão atrás da Argentina que só conseguimos ganhar no futebol e, mesmo assim, de vez em quando.
Por exemplo: na questão da energia, estamos humildemente defendendo a renovação das concessões do setor elétrico por causa de algumas estatais "sobrantes" da sanha privativista dos anos 90. Ou seja, da era FHC, J.Serra e Cia., na qual foram doadas a Vale , a RFFSA, a Embratel, as estatais estaduais de energia e de telecomunicações, os bancos públicos estaduais  e todo o braço petroquímico da Petrobrás. Esta, que já estava sendo rebatizada como Petrobrax, sobrou mais ou menos intacta porque foi arrancada da garganta daqueles vendilhões.
Não podemos nos dar ao luxo de ter memória curta, minha gente.
Ainda no caso da energia elétrica, continua a vergonha nacional de termos uma das tarifas mais altas do mundo e de continuar a sanha predatória da Amazônia para aumentar a energia para o Sudeste desenvolvido. E pior, sem pouco ou nada deixar na região fonte e na trajetória da energia pelas regiões carentes, por onde passam as grandes linhas de transmissão.
Destaque-se, por fim, que em Porto Velho-RO, já está em marcha a desaceleração da "economia de onda", comum e rotineira nos grandes empreendimentos pontuais, que ficam mas seus resultados e produtos vão embora. E começou a "cair a ficha" de mais uma morte anunciada, somente não vista ou percebida por quem estava desatento ou apenas deslumbrado com as mitificações e mistificações de praxe, por parte dos tradicionais vendedores de sonhos para os incautos.
Vejam várias matérias destacadas a seguir.
Sindicatos apoiam renovação de concessões elétricas
Sindicalistas e movimentos sociais cobrarão hoje do governo a renovação das concessões do setor elétrico, que começarão a expirar a partir de 2015. A demanda, que é fundamentada na possibilidade de redução do custo de energia para os usuários residenciais e pequenos empresários, será feita durante reunião promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, no Palácio do Planalto. O objetivo dos sindicalistas é obter do Executivo uma sinalização de que a medida será anunciada em breve.
A reportagem é publicada pelo jornal Valor, 19-04-2012.
Atualmente, as discussões sobre o tema são conduzidas dentro do governo pela Casa Civil e contam com a participação de representantes dos ministérios de Minas e Energia e da Fazenda e da Advocacia-Geral da União (AGU). No governo, a decisão de renovar as concessões está praticamente tomada. A presidente Dilma Rousseff quer, porém, que seja encontrada uma fórmula que garanta uma queda dos preços nas tarifas de energia para oficializar a decisão.
LEIA MAIS
Preço das ações da Rpsol causa guerra de informações
Em conversa com a Carta Maior, o diretor da empresa de consultoria Douglas Westwood, que assessora investimentos petroleiros em mais de 70 países, colocou em dúvida a informação de que a estatal chinesa Sinopec teria feito uma oferta de 15 bilhões de dólares pelas ações da Repsol na YPF na última sexta-feira. “É difícil saber se estes informes são precisos. Possivelmente, é uma tentativa da Repsol para justificar seu pedido de indenização”, assinalou Steve Robertson.
O artigo é de Marcelo Justo, direto de Londres.

Leia outras matérias da Carta Maior:






Leia outras matérias da Carta Maior: