Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pré-sal e o embate geopolítico estratégico. A maior privatização da história política do Brasil. Entrevista especial com Ildo Sauer

Comentários/opinião
Indubitavelmente, tenho enorme admiração e respeito pelo professor Ildo Sauer, um permanente estudioso das questões energéticas no Brasil, não apenas na questão do petróleo. Também tenho admiração e respeito pelos seus posicionamentos, sempre sob prioridade absoluta dos interesses do país.
Assim, não é desmedida a minha concordância com a gravidade das suas observações e denúncias a respeito do tema Libra, não apenas no que se refere à questão do leilão – o qual por si só já é um crime de lesa-pátria – mas por toda a burrice estratégica e a subserviência, que a “doação” do pré-sal está desnudando.  É algo incrível que isso não esteja sendo percebido de modo muito claro! Não pode ser por burrice! Só pode ser por má-intenção. E, portanto, trata-se de um verdadeiro crime hediondo.
Veja-se abaixo a parte final de entrevista e leia-se o inteiro teor no endereço anexo, do IHU Notícias de 02-10-2013.
Pré-sal e o embate geopolítico estratégico. A maior privatização da história política do Brasil. Entrevista especial com Ildo Sauer
“Como disse, Libra, na minha estimativa, vai custar entre 60 e 80 bilhões de dólares. Além disso, o governo precisa construir a cadeia produtiva brasileira. Infelizmente o governo não se planeja, não expande a formação de recursos humanos, a expansão da capacidade industrial brasileira, das áreas de serviços. Não adianta criar essa situação que temos hoje: as empresas prometem conteúdo nacional, não cumprem, a ANP as multa e acabou! Falta planejamento no país em todos os níveis: educação, saúde, infraestrutura, nas cadeias produtivas da área de energias, etc. O Brasil é um país que opera no dia a dia no improviso. E isso ficou claro com a decisão de tentar queimar o Campo de Libra para resolver um pequeno problema econômico das contas externas e das dívidas públicas. De maneira que o problema financeiro é um mito que inventaram; não falta dinheiro para quem tem reserva de petróleo certificada. O nível de endividamento da Petrobras é facilmente resolvível mediante um modelo diferente de negócio, porque a lei permite. A lei não é boa, ela poderia ser melhor, mas tem suficiente espaço para fazer uma política que garanta o interesse nacional e o interesse público”.