Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Existe um abuso do conceito de 'sustentabilidade'

Comentários/opinião
Como é bom ouvir os mestres criadores de princípios importantes para mundo e constatar como os princípios se desvirtuam com os processos, usos e abusos  que deles se faz. E sempre em decorrência de ações no sentido de atender a interesses econômicos, políticos e de poder nada recomendáveis. Enfim, dos aproveitadores de sempre. Para dizer o mínimo.
Por outro lado, a satisfação de constatar a autoridade com que esses mestres podem falar e todos os patifes aproveitadores e os pseudos donos do mundo têm que baixar a crista e ficarem calados, sem poderem dizer um "a".
Leiam a imperdível entrevista abaixo, divulgada no IHU Notícias, 22-03-2012.

O conceito de desenvolvimento sustentável e sua irmã, a sustentabilidade, têm sofrido abusos. Quem diz é a mãe das crianças, a norueguesa Gro Harlem Brundtland. Ex-premiê da Noruega, Brundtland, 73, chefiou a comissão que em 1987 produziu o relatório "Nosso Futuro Comum", onde o conceito foi cunhado. O relatório serviu de base para a Eco-92.
A entrevista é de Cláudio Angelo e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 22-03-2012.
Ela diz que o desenvolvimento sustentável ainda não foi implementado. E que, mesmo com o sequestro da noção de sustentabilidade por empresas que não têm práticas sustentáveis, o termo não deve ser abandonado. Brundtland abre hoje em Manaus o Fórum Mundial de Sustentabilidade.
Eis a entrevista.
A senhora cansou do termo "sustentabilidade"?
A expressão é "desenvolvimento sustentável". Nos últimos dez anos, as pessoas começaram a usar "sustentabilidade" como forma alternativa. Sempre tive cuidado em não usar a palavra "sustentabilidade" sozinha enquanto conceito. Precisamos de sustentabilidade em diversas áreas, mas também precisamos de desenvolvimento sustentável. E não estou de saco cheio disso, porque não aconteceu ainda.