Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

“O liberalismo se configura como um novo totalitarismo”

Compartilho integralmente com as preocupações e as idéias em geral do filósofo francês, entrevistado na matéria  abaixo.
Como síntese dessa afinidade, destaco a frase final da entrevista. Ou seja, a necessidade da recuperação das idéias do Marx filósofo, mais do que do Marx economista, isto é, marxista estrito senso. Sem, contudo, esquecer esta parte, é claro.
Para Dufour, a última fase dos processos “neo” ou “ultra” liberais é totalitária porque pretende administrar o conjunto das relações sociais. É “a ditadura dos mercados” do qual nada pode escapar
A entrevista é de Eduardo Febbro e publicada pelo jornal Página/12, 13-02-2012. A tradução é do Cepat, publicada no IHU Notícias, 15-02-2012.
Alguns já o veem acabado, outros a ponto de cair no abismo, ou em pleno ocaso, ou em vias de extinção. Outros analistas estimam o contrário, que se o liberalismo atravessa uma séria crise, seu modelo está longe, muito longe de destituir-se. Apesar das crises e de seus impactos profundos, o liberalismo segue em pé, produzindo seu lote insensato de benefícios e desigualdades, suas políticas de ajuste, sua irrenunciável impunidade. No entanto, mesmo que ainda siga vivo, a crise despojou como nunca seus mecanismos perversos e, sobretudo, colocou no centro não somente o sistema econômico em que se articula, mas o tipo de indivíduo que o neoliberalismo acabou por criar: hedonista, egoísta, consumista, obsecado pelos objetos e pela imagem fashion que dele emana. A trilogia da modernidade liberal é muito simples: produzir, consumir e enriquecer. Em seu último livro, “El individuo que viene después del neoliberalismo” (O indivíduo que vem após o neoliberalismo), o filósofo francês Dany-Robert Dufour expõe uma questão que poucos se fazem: Como será o indivíduo que surgirá após as catástrofes e as intervenções globais do liberalismo?

O que seu mestre mandar

Comentários/opinião
A discussão, que o tema desta matéria provoca, pode ser extensa e profunda e não cabe nestas rápidas observações. Pode se tornar tema até mesmo de alguns compêndios de análise política, tomando como referência o “fenômeno político chamado Lula”. É, com certeza, um grande desafio para o futuro.
Eu, cá comigo, tenho muitas agulhas – talvez um agulheiro inteiro – a me cutucarem... Aqui, porém, por hoje fica no ar apenas o desafio para o debate.
O PT tem, hoje, uma só ideologia, uma só direção e uma só concepção política: é o que Lula mandar. O ex-presidente é o senhor do voto, da força de arrecadação, da linguagem e do discurso das campanhas e das vitórias. Portanto, ele manda e o PT obedece. Mesmo que às vezes um ou outra reajam a imposições que os prejudicam. Depois de um tempo, dedicado a convencê-lo do contrário, encaminham-se dóceis para a aceitação.
O comentário é de Rosângela Bittar, jornalista, e publicado pelo jornal Valor, 15-02-2012.
Retrato esse que, apesar da grande nitidez no momento, não impede que cabeças mais preparadas e dadas à formulação política, no PT, continuem raciocinando com autonomia. O que lhes permite ver risco no exagero e acreditar que se torna imprescindível uma reação mais efetiva por parte de políticos petistas que porventura contem com o respeito do ex-presidente. Esses amigos tentariam convencê-lo a não radicalizar tanto o pragmatismo que, na avaliação de Lula, foi o que passou a dar vitórias eleitorais sucessivas a ele e ao partido.
A política de alianças é o cerne dessa questão, nem está mais na berlinda, chegou ao PT para ficar e os demais partidos, inclusive adversários, que a praticavam antes de Lula, tentam retomar o modelo para reconquistar o horizonte da vitória.