Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Indústria e consumidores residenciais terão tarifa de energia elétrica reduzida, afirma Dilma


Comentários/opinião
A notícia merece vários destaques. Em primeiro lugar, o texto aqui reproduzido é oficial porque foi divulgado diretamente pelo Planalto. As matérias divulgadas pela mídia praticamente não referem que a redução da tarifa para a indústria é de 28% enquanto que para o consumo residencial é de 16%. Por outro lado, tanto o governo quanto a mídia tendenciosa, não referem que as tarifas de energia elétrica no Brasil (pátria da hidroeletricidade) estão entre as maiores do mundo.
Portanto, não seria nada de mais nem estrondoso a sua redução. Seria, nada mais, nada menos, que uma obrigação.
A afirmação de que a redução da tarifa para o setor produtivo é menor "porque neste setor os custos de distribuição são menores, já que opera na alta tensão" é uma meia verdade. Isso, com enorme boa vontade para com a presidente, provavelmente muito mal-informada. É que nem todo o atendimento ao setor produtivo é feito em alta tensão, assim entendida como tensão de transmissão. E isso se refere apenas a indústrias de grande porte, aliás, o setor preferencial para os beneficiamentos governamentais.
A transmissão, em especial a de alta e extra-alta tensão, passou a ser tarifada e cobrada especificamente depois da "invenção" da privatização do setor. Antes, o seu custo era diluído nos custos de geração e/ou de distribuição. Mais uma "invençãozinha mercadológica"... E não esqueçamos que os custos de geração hidrelétrica e de transmissão tornam-se apenas operacionais após o ressarcimento dos investimentos.
Eu falei meia-verdade? A bem da "verdade", acho que se trata de uma "inverdade" quase inteira"...
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (6), durante pronunciamento do Dia da Independência, que o governo reduzirá as tarifas de energia elétrica para a indústria e para os consumidores residenciais. A indústria terá redução média de 28% no preço da energia, e os consumidores residenciais, de 16,2%. As novas tarifas entram em vigor no início de 2013. O anúncio oficial será feito por Dilma em cerimônia na próxima terça-feira (11) no Palácio do Planalto. Leia a íntegra do pronunciamento.
“Vou ter o prazer de anunciar a mais forte redução que se tem notícia, neste país, nas tarifas de energia elétrica das indústrias e dos consumidores domésticos. A medida vai entrar em vigor no início de 2013. A partir daí, todos os consumidores terão sua tarifa de energia elétrica reduzida ou seja sua conta de luz vai ficar mais barata. Os consumidores residenciais terão uma redução média de 16,2%. A redução para o setor produtivo vai chegar a 28%, porque neste setor os custos de distribuição são menores, já que opera na alta tensão”, disse.