Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Poucas empresas dominam gôndola do supermercado e abocanham de 60% a 70% das compras de uma família

Comentários/opinião
Surpreendente?
Eu considero horripilante! E por quê?  
Porque se trata de questões de qualidade de vida, de saúde e da própria sobrevivência das pessoas!
A que ponto de domínio absoluto se pode chegar, em decorrência da ganância sem controles e sem freios, apenas ao sabor de interesses muito fechados em poucas e poderosas mãos. Tanto privadas quanto públicas!

IHU Notícias - 14 de janeiro de 2015
Poucas empresas dominam gôndola do supermercado e abocanham de 60% a 70% das compras de uma família
Dez grandes companhias – entre elas UnileverNestléProcter & GambleKraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo.
A reportagem foi publicada pelo Repórter Brasil, 11-01-2015.
A concentração das empresas nas gôndola do supermercado
Talvez passe despercebido àqueles que vão ao supermercado que um conjunto pequeno de grandes transnacionais concentra a maior parte das marcas compradas pelos brasileiros. Dez grandes companhias – entre elas Unilever, NestléProcter & GambleKraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo. O que sobra do mercado é disputado por cerca de 500 empresas menores, regionais.
Quer um exemplo dessa concentração? Quando um consumidor vai à seção de higiene pessoal de um estabelecimento comercial e pega nas gôndolas um aparelho de barbear Gilette, um pacote de absorventes Tampax e um pacote de fraldas Pampers, ele está comprando três marcas que integram o portfólio da gigante norte-americana Procter & Gamble – que também é dona dos produtos Oral-B, para dentes.