Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sábado, 29 de setembro de 2012

"O interior da Amazônia está sendo esvaziado para satisfazer poderosos interesses econômicos"


Comentários/opinião
Sempre achei que a riqueza natural da Amazônia, considerada apenas em termos econômicos, poderia estar mais sob do que sobre a superfície do solo.
Por exemplo, lembro que, apenas na área definida como de "posse minerária" da Vale do Rio Doce, foi avaliada como já conhecida uma riqueza mineral de mais de 1,5 trilhões de dólares. Aquela que, como sabemos foi "doada" no governo FHC por 3,2 bilhões de dólares (0,2%)!  E mais: uma grande parte foi financiada com recursos públicos, outra grande parte paga com títulos podres e uma mínima parte em míseros reais. E mais, ainda: ninguém até hoje foi para a cadeia, por crime de lesa-pátria. E mais, mais ainda: os (ir)responsáveis – inclusive os maiores deles – ainda andam por aí como candidatos, apoiadores de candidatos, "brilhantes" sociólogos, analistas econômicos e políticos, todos se pavoneando de vestais do templo!  Quando será que a História lhes fará justiça, de preferência pelas próprias mãos dos lesados, ou seja, do povo brasileiro?
“Ribeirinhos, indígenas, comunidades tradicionais e pequenos agricultores, que historicamente protegeram a região estão sendo obrigadas a migrar para as cidades devido a ausência ou a precarização das políticas públicas, tanto estaduais quanto federais, de promoção do bem estar das comunidades do avanço do agronegócio e pelos impactos de mega projetos de infraestrutura”, destaca o comunicado da 33ª Assembleia do Cimi Norte II, realizada de 24 a 27 de setembro de 2012.

Eis o comunicado.
Entre os dias 24 a 27 de setembro de 2012 o Cimi regional Norte II (Pará/Amapá) realizou sua 33ª assembleia, com o lema Celebrando a vida e a luta dos povos indígenas na Amazônia.
Avaliamos nossa caminhada junto aos povos indígenas nos últimos 40 anos, analisamos a conjuntura indigenista atual no país, refletimos sobre nossas motivações e convicções e apontamos as perspectivas da atuação do Cimi regional. Fazendo memória da caminhada, a partir dos relatos dos missionários e dos indígenas convidados constatamos que, apesar das grandes dificuldades e desafios, os povos indígenas conquistaram, neste período, com o apoio do Cimi e outros aliados, muitos avanços na consolidação de seus direitos e de reconhecimento junto a sociedade.
Lançando um olhar sobre a realidade indígena e Amazônica verificamos um cenário sombrio capaz, não só de retroceder em relação as importantes conquistas indígenas das últimas décadas, mas de comprometer toda a vida na região. O interior da Amazônia está sendo intencionalmente esvaziado para satisfazer poderosos interesses econômicos externos. Ribeirinhos, indígenas, comunidades tradicionais e pequenos agricultores, que historicamente protegeram a região estão sendo obrigadas a migrar para as cidades devido a ausência ou a precarização das políticas públicas, tanto estaduais quanto federais, de promoção do bem estar das comunidades do avanço do agronegócio e pelos impactos de mega projetos de infraestrutura.