Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PF flagra desvio recorde de recursos públicos em 2011

Uma coisa que pouca gente observa – e quem observa, poucas vezes recorda e/ou destaca - é que a PF é uma das poucas instituições que vem incrementando processos de levantamento e de desmonte de maracutaias já há algum tempo. Pelo menos nos últimos dez anos.
Acontece que a PF apenas monta os processos investigatórios e, no máximo, apreende os delituosos e, algumas vezes, os produtos dos delitos. E cabe aos órgãos de Justiça fazer os procedimentos punitivos.
E aí é que o bicho pega porque, a partir dessa etapa, os mecanismos de impedimento, desvio, amortecimento, “amaciamento”, etecétera e tal, se tornam efetivos e eficazes para a coisa dar simplesmente no óbvio: em nada!  É que nesse ponto adentra-se a um terreno movediço, lamacento, nojento, pútrido, dominado por interesses de várias naturezas: políticas, econômicas, financeiras, de poder, o diabo. Em outras palavras, o centro do centro do sistema vigente, do qual eu vivo falando mal, mas pouca gente concorda comigo. Pelo menos, até agora...
02/01/2012 - Folha de São Paulo
PF flagra desvio recorde de recursos públicos em 2011
Fernando Melo – de Brasília
Valor de R$ 3,2 bilhões é o dobro do apurado em 2010 e 15 vezes o de 2009. Operações da Polícia Federal sustentam que dinheiro foi usado, por exemplo, para subornar servidores e políticos.
Operações da Polícia Federal flagraram desvio de R$ 3,2 bilhões de recursos públicos em 2011, dinheiro que teria alimentado, por exemplo, o pagamentos de propina a funcionários públicos, empresários e políticos.