Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Físico prevê nova onda do capitalismo em 30 anos

Comentários/opinião
Tenho assistido com muita atenção às matérias do Discovery Channel, que é um dos poucos programas de TV a que me atrevo assistir. Às vezes até me parece que há exageros, todavia aprendi a admirar as explicações dadas pelo cientista objeto da matéria abaixo. Assim também das intervenções do físico brasileiro e professor de física teórica nos EUA, Marcelo Gleiser, que escreve artigos para a Folha de São Paulo e do qual tenho um livro, autografado pessoalmente pelo autor.
Não é brincadeira e muito menos presunção, mas me ocorre com certa força que há algumas correlações - ainda tênues - entre algumas idéias que tenho defendido e divulgado por aí e as “premonições” do professor Michio Kaku. É claro que devem ser ressalvadas suas relativas proporções e naturezas.
Por exemplo, em alguns escritos e ao final (páginas 203 a 205) do capítulo “Garimpando Pensares e Saberes” de meu recente livro, “Capitalismo Terminal”, faço uma rápida garimpagem em idéias ainda latentes, certamente um tema destinado a maiores e mais profundas abordagens futuras. A conferir...
Matéria divulgada no IHU Notícias, 12-02-2012
Terminou ontem a quinta edição da Campus Party Brasil, que foi realizada desde segunda-feira, no Parque Anhembi em São Paulo. Se, no ano passado, os "campuseiros" - como são chamados os participantes que acampam no evento - protestaram contra a queda de energia e de internet, este ano as manifestações ocorreram por causa falta de segurança, furto de equipamentos e roubo nas barracas.
A reportagem é de Carla Peralva e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 12-0-2012.
No balanço final, no entanto, a edição fechou com saldo positivo. "Aprendemos muito vindo para o Anhembi e conseguimos contornar bem os problemas", disse Mario Teza, diretor geral do evento. Ontem, o grande nome do dia foi Michio Kaku, um dos grandes nomes da física teórica, professor da Universidade de Nova York, autor de nove livros e um dos autores da Teoria do Campo das Cordas. Chamado de "o físico do impossível", foi considerado pela New York Magazine uma das cem pessoas mais inteligentes de Nova York.
Em seu último livro, Physics of the Future, lançado ano passado, Kaku faz previsões de como a ciência mudará o cotidiano das pessoas e o curso da humanidade em 100 anos. Na Campus Party, se restringiu a fazer projeções para os próximos 30 anos.
Foram muitas previsões. Algumas com cara de ficção científica, como lentes de contato que projetam informações online no mundo offline e uma loja de órgão humanos. Outras, mais possíveis de serem vislumbradas: robôs enfermeiros, computadores descartáveis, vasos sanitários inteligentes, chips que guardam a sequência de DNA de uma pessoa e sem câncer.
LEIA MAIS