Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

CREA-RJ apresenta propostas para documento que será discutido na Rio+20

Comentários/opinião
Muito significante e elogiável a iniciativa do Crea-RJ. No Paraná, o trabalho que estou desenvolvendo para o Crea-PR vai diretamente no mesmo rumo e direção. Ou seja, a inserção do Conselho de Engenharia, Agronomia e Geociências do Paraná no trato do desenvolvimento do estado, sob o viés científico, técnológico, social e geopolítico/econômico das políticas públicas nas áreas tecnológicas e correlacionadas. E sempre no interesse não apenas dos profissionais registrados, mas também da sociedade como um todo.
Aliás, o Crea-PR também esteve presente nos debates paralelos oficiais da Rio+20, apresentando relato sobre os trabalhos que vem desenvolvendo junto às entidades de classe e instituições de ensino, componentes do Sistema Confea/Creas no estado, bem como junto aos órgãos de governo em âmbito municipal, estadual e federal.
A matéria abaixo está publicada na revista Fator, em 18-06-2012.
Entidade estará presente também no evento “Diálogos com a Sociedade Civil” e na “Cúpula dos Povos”.
O documento que será discutido na Rio+20 pelos chefes de governo de diversos países do mundo está sendo preparado a partir de contribuições de entidades e da sociedade civil dos quatro cantos do globo. Considerando a importância da participação dos profissionais da área tecnológica para a construção da nova agenda internacional para o desenvolvimento sustentável do planeta para os próximos anos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, que já está inscrito na conferência, formou, em março, o Grupo de Trabalho Rio+20 que debateu, em encontros semanais, temas relevantes e consolidou uma proposta com os compromissos da entidade alinhados às questões de economia verde e uso racional dos recursos. Estas propostas serão entregues ao comitê organizador da conferência como contribuição do Crea-RJ ao Rascunho Zero, documento que será discutido na Rio+20.