Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Por que duvidam da evolução?

Comentário/opinião
Provavelmente, o “Deus-dos-Vãos” de que fala Marcelo Gleiser, é algo semelhante a aquilo que eu chamo de “espaço quântico” – na falta de uma denominação melhor -, isto é um espaço vazio em termos de conhecimento - ou espaço do desconhecimento -, sempre tensionado pelo progresso do saber humano, sob todos os seus aspectos. Em outras palavras, é o “campo de operações” de modernas teorias da Ciência, tais como: dos micro e macrocosmos, dos quanta, das cordas, das supercordas, do tudo. E também da Filosofia e das religiões.
Fico com a impressão de que estamos avançando para uma grande confluência entre os caminhos da Ciência, da Filosofia e da Magia (do sânscrito maha, conhecimento e saber profundo). Nesse espaço, habita  também a religiosidade humana, sede e origem de todas as religiões.
"Por que a evolução causa tanto problema para tanta gente. Será que é tão ofensivo assim termos tido um ancestral em comum com outros primatas, como os chimpanzés?", pergunta Marcelo Gleiser, professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 22-01-2012.
Segundo ele, "uma teologia que insiste em contrapor a fé ao conhecimento científico só leva a um maior obscurantismo. Mesmo que não acredite em Deus, imagino que existam outras formas de encontrar Deus ou outros caminhos em busca de uma espiritualidade maior na vida".
Nota da IHU On-LineMarcelo Gleiser participará do XIII Simpósio Internacional Igreja, cultura e sociedade. A semântica do Mistério da Igreja no contexto das novas gramáticas da civilização tecnocientífica, a ser realizado na Unisinos, nos dias 2 a 5 de outubro. Para saber mais [sobre o Simpósio], clique aqui.