Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eleições na França: a morte anunciada e a disputa de projetos

Comentários/opinião
Recorro, novamente, à sabedoria popular: "trata-se de uma morte anunciada", "quem procura acha", "quem planta colhe", "não é possível servir a dois senhores". E assim por diante. Sarkozy fez a sua escolha, ou seja, os donos do poder político, econômico e financeiro, e só agora se lembrou do povo? Agora, "é tarde e vem chuva"...
Que sirva de aviso para quem acha que pode enganar todo o mundo o tempo todo.
Não há mais dúvidas nas eleições francesas: o confronto será, literalmente, de projetos e de rumos. Os quais, entretanto, parecem não estarem bem claros para o povo francês. Espero que estejam até 6 de maio.
Veja matéria abaixo da Carta Maior.
Hollande ressuscita PS francês e Sarkozy a extrema-direita
Neste domingo, François Hollande conquistou uma das maiores votações conseguidas até hoje por um candidato socialista no primeiro turno das eleições na França. A partir de agora, as chaves da vitória estão, para Sarkozy, nas mãos da extrema-direita, e, para Hollande, nas de Jean-Luc Mélenchon e sua Frente de Esquerda, além dos votos de centro. Os 20% de Marine Le Pen representam quase um terremoto político. Esse resultado se deve muito a Sarkozy e ao racismo de Estado que o próprio presidente encarnou.
O artigo é de Eduardo Febbro, direto de Paris.

Dúvidas sobre o aquecimento global

Comentários/opinião
Mais uma vez recorro ao Marcelo Gleiser sobre temas da ciência hoje em dia. Desta vez, para clarear – e de certa forma confirmar – minhas percepções a respeito do controverso tema do aquecimento global atual. Ou seja, de que realmente somos responsáveis por ele, em alguma medida, ainda não totalmente determinada.
A matéria está publicada no IHU Notícias, de ontem, 22-04-2012.

"O aumento de temperatura do planeta é causado pelos humanos, pela poluição ou por efeitos naturais?", pergunta Marcelo Gleiser, professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 22-04-2012.
Segundo ele, "mesmo que seja estatisticamente possível que o impacto humano seja pequeno, em vista da evidência que temos hoje, seria absurdo apostar nessa incerteza".
Eis o artigo.
Um debate furioso anda ocorrendo no meio acadêmico, focado essencialmente na questão da causa do aquecimento global.
A maioria dos cientistas, se bem que nem todos, concorda que a temperatura média do planeta nos últimos 150 anos, ou seja, dentro da era industrial, vem aumentando gradualmente. A disputa que ocorre, se bem que de uma maioria contra uma minoria, é sobre se esse aumento é causado por humanos, pela poluição industrial ou por efeitos naturais, como radiação solar.