Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

domingo, 8 de janeiro de 2012

EUA expulsa cônsul da Venezuela em Miami

A notícia abaixo foi publicada no jornal mexicano La Jornada deste domingo. Nas entrelinhas do último parágrafo, percebe-se o destaque para a evidente relação dessa atitude norte-americana com a atual visita do presidente iraniano a alguns países latino-americanos, a começar pela Venezuela. A respectiva notícia, do jornal espanhol El País, de 06/01/2012, também com tradução de minha autoria, foi postada no dia 06/01/2012 neste Blog.
EUA ordena expulsão da cônsul da Venezuela em Miami
La Jornada - México - 08-01-2012
AFP - Publicado: 08-01- 2012
“Os EUA declararam a Cônsul Geral da Venezuela em Miami, Livia Acosta Noguera, persona non grata e ordenaram sua deportação”, disse uma autoridade norte-americana neste domingo.
O funcionário, que pediu anonimato, disse que Lívia Acosta Noguera foi notificada da decisão na sexta-feira e lhe foi dado um prazo até terça-feira para deixar o país.
Acosta Noguera foi envolvida em um recente documentário da televisão Univisión, com um suposto complô iraniano para cometer ataques nos Estados Unidos, embora o funcionário diplomático não confirmasse à AFP o seu vinculo com a decisão.
A decisão dos EUA acontece justo quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad começa um giro  latino-americano, com uma primeira etapa em Caracas, neste domingo.

Reassentados por usina dependem de ajuda para sobreviver

Às vésperas de a usina de Santo Antônio começar a girar sua primeira turbina em Porto Velho (RO), ribeirinhos retirados das margens do rio Madeira ainda dependem da ajuda financeira da concessionária para sobreviver
A reportagem é de Gustavo Hennermann e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 08-01-2012.
Publicado pelo IHU Notícias de 08-01-2012
Cerca de 270 famílias foram removidas para dar lugar ao reservatório de água da hidrelétrica. Elas se mantinham com a pesca artesanal e a agricultura e, agora, enfrentam dificuldades para produzir nos assentamentos.
No assentamento rural Vila Teotônio - um dos seis construídos pela Santo Antônio Energia -, os pescadores reclamam que ficaram sem fonte de renda depois de peixes e turistas "sumirem".
Desde o fim de 2010, esse assentamento começou a receber 40 famílias que moravam numa vila próxima a uma cachoeira que hoje está coberta pela água.
O grupo foi instalado na beira do reservatório, que começou a encher em setembro e seguirá elevando o nível da água até o fim de janeiro.
"Eu saía de barco e, na volta, enchia os congeladores de peixe. Hoje, gasto 80 litros de combustível dando volta nesse lago e não trago 20 kg", diz Pedro Fonseca da Cruz, 59.

Privataria em MG: a guerra dos emboabas

por Rodrigo Vianna
Postado no Blog Escrivinhador, 03/01/2012
 A “Privataria Tucana” chegou a Minas. E dessa vez não foi pelos blogs nem pelas redes sociais. Amaury Ribeiro Jr – autor do livro que conta os caminhos e descaminhos do dinheiro das privatizações, com foco na atuação de gente muito próxima a José Serra  - passou uma hora no estúdio da Radio Itatiaia, de Belo Horizonte. Foi entrevistado, nesses primeiros dias de 2012, no programa de Eduardo Costa – um apresentador muito popular.