Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Brasil: um dos maiores reservatórios de água doce do mundo

Comentários/opinião
Nos dias atuais, em meio a tantas desvalorizações para com nosso país e nosso povo – muitas delas exageradas e outras nem tanto – sempre é bom não esquecer nossas vantagens com relação a outros territórios do nosso planetinha... Isso, é óbvio, sem qualquer desdouro ou presunção com referência a quaisquer outras partes do mundo ou outros povos ou países.
Claro está também que, se grandes são as nossas vantagens, tanto ou mais são as nossas responsabilidades decorrentes. E isso nem sempre é visível, assumido, destacado e/ou respeitado.
Brasil: um dos maiores reservatórios de água doce do mundo
Segundo Paulo Varella, diretor da Agência Nacional de Águas, as políticas setoriais de gestão de recursos hídricos devem ser indutoras do desenvolvimento sustentável.
Por: Graziela Wolfart – Revista IHU On Line 321 – 15.03.2010
“O caminho para que a gestão de recursos hídricos contribua para o desenvolvimento sustentável faz com que cada setor que utilize a água como insumo entenda a sua importância, induzindo políticas públicas para seu uso racional e entendendo que o seu uso não interfere nos demais, nem causa danos aos recursos hídricos”. A opinião é do geólogo e atual diretor da Agência Nacional de Águas – ANA, Paulo Varella. Na entrevista que segue, concedida, por e-mail, à IHU On-Line, ele afirma que “o Brasil, donatário do maior patrimônio hídrico do mundo, tem densidade e responsabilidades frente aos desafios planetários”. Sobre a presença dele e de outro brasileiro como únicos representantes da América do Sul no Conselho Mundial de Águas, Varella considera que isso os “impõe uma tarefa que extrapola as nossas fronteiras e traduz o peso e o espaço que a nova realidade geopolítica nos confia”.
Paulo Varella é geólogo, com pós-graduação em Hidrologia Subterrânea pela Universidade Politécnica de Barcelona (Espanha).