Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Junho 2013. O Modelo Liberal Periférico e o Desenvolvimento às Avessas

Comentários/opinião
Apesar de concordar com os fundamentos de quase todas as análises do Reinaldo Gonçalves, sempre achei que ele era um pouco radical de mais para meu gosto. E olhem que precisa ser muito radical para merecer tal qualificação...
Nesta entrevista, no entanto, entendo que ele foi muito lúcido e preciso. E estou de pleno acordo com suas análises e posicionamentos.
Lamento ter de concordar que as perspectivas futuras do Brasil são de que fique “tudo como dantes no quartel de Abrantes”.  
Entretanto, não deixo de esperar que estejamos – eu e o Reinaldo – equivocados. Como se sabe, a esperança deve sempre a última a morrer... É difícil, mas...
Aguardemos como se desenvolverão as campanhas eleitorais efetivas de 2014, antes do que muita água poderá rolar.
Junho 2013. O Modelo Liberal Periférico e o Desenvolvimento às Avessas. Entrevista especial com Reinaldo Gonçalves
“O Brasil Invertebrado, o Brasil Negativado e o transformismo do PT agravam os problemas econômicos, sociais, éticos, políticos e institucionais, comprometendo a capacidade de desenvolvimento do país e gerando frustração, sofrimento e revolta. Portanto, os governos petistas são os principais responsáveis pela crise atual”, avalia o economista.
Confira a entrevista. – IHU Notícias – 03/07/2013
As manifestações que tomaram as ruas brasileiras são o reflexo de uma “crise sistêmica: econômica, social, ética, política e institucional”, aponta Reinaldo Gonçalves em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail. Essa crise, explica, decorre de 20 anos de um modelo de desenvolvimento liberal periférico, que tem como característica a “liberalização, privatização e desregulação; subordinação e vulnerabilidade externa estrutural; e dominância do capital financeiro” e suas consequências nos governos Lula e Dilma.