Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A indústria em perigo


Comentários/opinião
Muito bem, muito bom. Quero saber apenas duas coisas: 1 – quem e em quanto se locupletou com os resultados dessas e outras estupidezes e quem autorizou ou permitiu que isso acontecesse; 2 – se algum desses alguéns já foi ou está indo para a cadeia.
Quanto à terceira questão – quem pagou e continua pagando a conta – eu conheço muito bem a resposta: nós, o povo brasileiro. Calados e muitas vezes a até batendo palmas e reelegendo os pilantras.
Matéria divulgada hoje pelo IHU Notícias.
"Na era da arrancada chinesa, é superstição acreditar que a abertura financeira e a exposição pura e simples do setor industrial à concorrência externa são capazes de promover a modernização tecnológica e os ganhos de competitividade. Os estudos mais especializados e aprofundados sobre o tema mostram que a concorrência nos mercados contemporâneos está marcada por características que não guardam qualquer semelhança com as crendices simplificadoras das vantagens comparativas", escreve Luiz Gonzaga Belluzzo, professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, em artigo publicado pelo jornal Valor, 04-09-2012.
Segundo ele, "a falsa inserção competitiva da economia brasileira está cobrando o seu preço. Falsa, porque as políticas dos anos 90 entendiam que bastava expor a economia à concorrência externa e privatizar para lograr ganhos de eficiência micro e macro econômicas. Percorremos o caminho inverso dos asiáticos que abriram a economia para as importações redutoras de custos".
Eis o artigo.
Relembrando: durante todo o pós-guerra, até a crise da dívida externa de 1982, o Brasil manteve um ritmo acelerado de crescimento econômico. Entre 1947 e 1980 o PIB cresceu em média 7,1%, uma marca não igualada, no período, nem mesmo pelo Japão ou pelos celebrados Tigres asiáticos.