Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Novamente as eleições na França

Comentários/opinião
As eleições na França, continuam na pauta do noticiário mundial sem destaque na pauta nacional, exceto na chamada mídia alternativa. Os analistas têm dividido opiniões a respeito do tema, ou seja, a eleição do próximo dia 22, em primeiro turno, e em segundo turno no dia 6 de maio. O que certamente deverá ocorrer, porém é impossível predizer entre quais dos quatro candidatos ao primeiro turno.
Vejam mais duas matérias postadas hoje pela Carta Maior e pelo IHU Notícias, conforme a seguir.
O debate que interessa a toda esquerda
Em meio ao funeral do Estado do Bem-Estar  social europeu, que cede lugar a uma darwiniana luta pela sobrevivência, a ponto de tornar o suicídio uma opção de incidência assustadora em áreas críticas do euro, o programa da Frente de Esquerda, na França ( 15% das intenções de voto nas eleições do dia 22), tem o mérito de devolver à política um sentido de esperança revogado pelo absolutismo dos mercados.

Uma pesquisa revelou que 26% dos jovens entre 18 e 24 anos votariam na candidata de ultradireita Marine Le Pen. As eleições presidenciais serão dentro de 10 dias e a campanha, para muitos, aborrece.
A reportagem é de Eduardo Febbro e está publicada no jornal argentino Página/12, 10-04-2012. A tradução é do Cepat.
“Eterna e velha juventude”, diz o tango “Laranja em flor”. Não há evocação mais ideal para ler com perplexidade a última síntese das pesquisas que, diariamente, escoltam a sonolenta campanha para as eleições presidenciais de 22 de abril e de 06 de maio (respectivamente, primeiro e segundo turnos). Segundo um estudo publicado pela CSA, 26% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos votariam na candidata do partido de extrema direita Frente Nacional, Marine Le Pen. As porcentagens derrubam o mito segundo o qual o eleitorado da ultradireita era composto essencialmente por pessoas com idade mais que madura. O discurso antiestrangeiro e antimuçulmano da candidata de extrema direita, sua defesa da ordem e da França acima de todos e de tudo e seus ataques contra o sistema político tocaram o coração da juventude francesa.