Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

terça-feira, 20 de março de 2012

"O Brasil ainda é um país subdesenvolvido”. Entrevista com Marcio Pochmann

Comentários/opinião
A entrevista de Marcio Pochmann, divulgada pelo IHU Notícias de 20-03-2012, não é apenas mais uma entrevista do presidente do Ipea, dentre as tantas atuações em palestras, entrevistas, artigos, livros e outras matérias divulgadas. Trata-se de uma aula magistral do professor Pochmann sobre economia, política econômica, trabalho, emprego, etc, etc e etc. Só não entendo – embora tenha cá minhas interpretações...– o porque dele ainda não ter sido sacado do Ipea, dado que desde há muito é uma voz quase isolada dentro do governo, em discordância com os rumos da política econômica e principalmente financeira vigentes.
Clique abaixo para ler a matéria integralmaente.
O Brasil ainda é um país subdesenvolvido, infelizmente. E esse subdesenvolvimento não expressa apenas a desigualdade de renda, mas também a forma como a classe trabalhadora é inserida no mercado de trabalho". O comentário é de Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em entrevista à revista Visão Classista, 09-03-2012.
Eis a entrevista.
O Brasil tem assistido a um crescimento considerável de empregos nos setores de serviços e comércio, ao passo em que o setor industrial não tem acompanhado essa tendência. Quais deverão ser as consequências desse modelo em médio prazo?
Em primeiro lugar, isso não é uma novidade no capitalismo. O avanço do setor terciário é praticamente uma trajetória de expansão daquilo que muitos chamam de uma sociedade pós-industrial. Ocorre que o perfil desse setor terciário depende muito da estrutura produtiva industrial agrária. Você pode ter uma expansão de serviços quando uma economia é débil do ponto de vista de uma indústria e agricultura fracas, mas isso tende a permitir uma expansão dos serviços vinculados à distribuição, serviços vinculados a famílias e trabalhos domésticos e a serviços cuja remuneração não está relacionada a um nível maior de escolarização ou conhecimento.