Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O povo brasileiro não existe

IHU Notícias, 29 de outubro de 2014
O povo brasileiro não existe
"Desde as manifestações de 2013 o discurso da união nacional havia entrado em colapso. Quando massas foram às ruas, descobrimos que alguns gritavam pelo fim da PM enquanto outros queriam a expulsão de médicos cubanos do país", escreve Vladimir Safatle, professor de Filosofia, em artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, 28-10-2014.
Eis o artigo.
Fechadas as urnas e proclamado o resultado das últimas eleições, as primeiras palavras foram em direção à reconstrução da união nacional. Afinal, esta eleição teria levado o país a um ponto perigoso no qual parecem aflorar inimizades, preconceitos e outras coisas que gostaríamos de acreditar ultrapassadas. Vamos então esquecer um pouco tudo isso, voltar à vida normal, reintegrar os expulsos do Facebook. Mas, e se isso não for mais possível?
Desde as manifestações de 2013 o discurso da união nacional havia entrado em colapso. Quando massas foram às ruas, descobrimos que alguns gritavam pelo fim da PM enquanto outros queriam a expulsão de médicos cubanos do país. Daí as leituras díspares sobre o sentido ideológico daquela explosão de descontentamento: de classe média golpista nas ruas à situação pré-revolucionária. No entanto, talvez lá havíamos simplesmente descoberto que não haveria mais união, nem mesmo o silêncio complacente de sempre. Placas tectônicas se moveram. 
O Brasil que conhecemos até agora acabou. Os amigos perdidos talvez não voltem mais. Por isso, arriscaria dizer que o maior saldo dessas eleições foi mostrar que não somos algo parecido a um povo dotado de identidade coletiva. Não há nada, absolutamente nada que me una a pessoas que tomam a avenida Faria Lima para gritar: "Viva a PM". Apenas ocupamos o mesmo espaço e tentamos politizar nosso desencontro absoluto, mas não fazemos parte de identidade coletiva alguma. Por isso, nosso encontro político sempre será violento.
Esta divisão não é apenas expressão de um conflito de classe. Desde que Lula ganhou sua primeira eleição, o PSDB tem, em média, 40% dos votos, chegando agora a 48%. Não há 40% de classe média no Brasil. A classe média e a classe pobre sempre estiveram ideologicamente divididas, com algo como um terço de seus eleitores oscilando entre dois polos.
Creio que é importante dizer isso porque as reconciliações nacionais na história brasileira foram sempre reconciliações extorquidas, na qual os mais vulneráveis são obrigados a engolir discursos conciliatórios enquanto as desigualdades e os comportamentos medievais de certas parcelas da população continuam a circular sem culpa. Não há razão alguma para continuar esta compulsão de repetição.
Seria bom para o país que os atores políticos estivessem à altura deste novo cenário.
Concordo com a tese do Safatle, porém discordo da generalização que está induzida no título da matéria.
Para mim o povo brasileiro, na sua índole mais intrínseca e fundamental, continua sendo aquela descrita por tantos pensadores nacionais, cuja síntese eu considero que foi brilhantemente descrita por Darci Ribeiro.
Em pobres palavras, destaco a admiração e a consideração que têm os brasileiros no mundo todo, tanto em razão das fortes impressões que causamos  em diversas instâncias e circunstâncias, como também as percepções daqueles que nos visitam. Vide, por exemplo, o que aconteceu na última Copa do Mundo.
Entendo que esses fundamentos e esses valores não desapareceram nem podem desaparecer. Neste momento apenas estão sendo soterrados por imensas e nojentas placas tectônicas de desconstrução induzida da nacionalidade brasileira simplesmente porque isso convém aos processos de alienação, dominação e exploração que assolam os países pobres e também os não pobres como o Brasil. Infelizmente a maioria do nosso povo, pela falta de formação e informação adequadas, não consegue perceber isso.
Assim, o processo de desconstrução está em marcha acelerada a começar pela língua, hábitos, costumes, modismos, etc. Veja a linguagem predominante nos jovens hoje em dia, vá a qualquer “shopping center” (“centro de compras/vendas”) e conte quantas lojas têm nome em português, veja quantas manifestações  de “halloween” – uma cultura totalmente alienígena, desconectada de nossos costumes -  estão acontecendo neste final de outubro. E assim por diante.
Em suma, a desconstrução da nossa brasilidade está posta de um modo brutal, porém ainda espero e creio que um dia consigamos detê-la. O que não será sem muita luta.
Para concluir, devo ir a Sartre quando disse que não importa aquilo que fazem conosco, mas sim  aquilo que permitimos que façam conosco.