Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Maioria indígena aprova projeto de estrada transamazônica na Bolívia, aponta consulta


Comentários/opinião
Eis um significativo exemplo de princípios simples de democracia e de respeito a valores humanos e sociais. Para coroar o processo faltaria apenas levar em conta outro principio simples: os processos de transformação da natureza normalmente conduzem a algum tipo de dor, a dor do parto, em sentido amplo e genérico. A questão fundamental é: para que serve, quem se apropria dos seus resultados e qual o seu custo, este também em amplo sentido.
Isso posto, a conclusão se torna óbvia: sempre é possível encontrar formas  racionais e lógicas de produzir e conduzir o progresso, qualquer tipo de progresso.
Maioria indígena aprova projeto de estrada transamazônica na Bolívia, aponta consulta
Será que os índios da Amazônia boliviana querem um megaprojeto de rodovia no meio de seu território? É o que afirmam os resultados da consulta popular realizada pelo Supremo Tribunal Eleitoral boliviano junto aos habitantes da reserva nacional Isiboro Secure, uma região de 1 milhão de hectares de floresta primária, mais conhecida pelo nome de TIPNIS. "Das 58 comunidades consultadas, três delas rejeitaram o projeto da estrada", explicou Juan Carlos Pinto, um dos membros do Tribunal Eleitoral, durante a apresentação oficial do relatório, na última segunda-feira (7).
A reportagem é de Chrystelle Barbier, publicada no jornal Le Monde e reproduzida pelo Portal Uol, 10-01-2013.
No entanto, esses resultados podem não resolver o conflito que ocorre há meses entre o presidente socialista Evo Morales e os povos indígenas da Amazônia, sobre a questão dessa estrada transamazônica de 306 quilômetros, sendo 177 em terras indígenas.
Onze das 69 comunidades do TIPNIS se recusaram a participar da consulta.