Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Suicídio, 'Kaláshnikov' ou comer lixo?

Comentários/opinião
A mensagem de absoluto desespero do farmacêutico grego, redigida de próprio punho, foi reproduzida e comentada por Saul Leblon em seu blog em 05-04-2012. A matéria constituiu a página de abertura da Carta Maior de hoje, 06-04-2012. O assunto foi destacado no Estado de S. Paulo, em matéria cuja síntese publicamos mais abaixo.
O fato está produzindo uma enorme comoção e reação do povo grego que está ocupando a Praça Sintagma, com homenagens muito significativas.
Tenho muitas esperanças de que jovens sem futuro se erguerão em armas e nas praças sintagmas do mundo pendurarão os traidores das nações!

"O governo de ocupação de 'Tsolakoglou' (referência ao primeiro ministro grego que durante a guerra, em 1941, colaborou com a ocupação nazista do país) aniquilou qualquer possibilidade de sobrevivência para mim, baseada em uma aposentadoria digna que paguei por minha conta sem nenhuma ajuda do Estado, durante 35 anos. Dado que minha idade avançada não me permite recorrer à força - embora se um grego empunhasse um Kaláshnikov, eu seria o segundo a fazê-lo -, não me restou qualquer outra solução para um final digno; recuso-me a buscar comida no lixo. Tenho fé que um dia os jovens sem futuro se erguerão em armas e na praça Sintagma pendurarão os traidores da nação, como os italianos fizeram com Mussolini em 1945". 
(Bilhete deixado por Dimitris Christoulas, farmacêutico aposentado de 77 anos, que se matou com um tiro, nesta 4ª feira, a poucos metros do Parlamento grego.)
LEIA MAIS


Grécia tem o 2º dia de protestos por suicídio
O incidente escancarou o desespero de milhares de pessoas diante da política de austeridade, a exato um mês antes das eleições. Mas longe de ser um fenômeno isolado, o suicídio do aposentado grego é apenas mais um numa longa lista de pessoas que deram fim às suas vidas nos últimos meses.
A reportagem é de Jamil Chade e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 06-04-2012.
Dados oficiais do governo grego apontam que os suicídios aumentaram em 40% entre 2010 e 2011. Para a ONG Klimaka, que se ocupa de dar assistência aos indigentes de Atenas, a realidade é que o número dobrou. Na Itália, a imprensa local registrou já cinco suicídios em apenas duas semanas, todos ligados a problemas econômicos.
Reação
O episódio se transformou em um apelo de vários grupos para que o governo considere o impacto dos cortes na população, que inclui a redução de até 40% em salários e aposentadorias. Na noite de quarta-feira, a violência eclodiu nas ruas próximas ao Parlamento.
Ontem[05-04-2012], centenas de pessoas deixaram flores no local da morte e a polícia passou a blindar as áreas próximas ao edifício do Poder Legislativo. Mas novos enfrentamentos foram registrados.
Os protestos foram convocados por redes sociais pela Internet, enquanto cidadãos de Atenas deixaram bilhetes no local do suicídio. "Isso foi um assassinato", dizia um deles.

Críticos acusam Dilma de fazer retórica sobre energia alternativa

Comentários/opinião
O transitar da presidente pela Secretaria de Energia do Rio Grande do Sul e pelo Ministério de Minas e Energia parece que não foi suficiente para lhe dar fundamentos técnicos necessários para entender minimamente questões básicas do setor elétrico brasileiro. Conhecimentos simples, como os que o professor Pinguelli Rosa destaca na matéria anexa, também evitariam que muitos analistas apressados e de ocasião fizessem afirmativas sobre assuntos que não dominam.
Clique na chamada da matéria, abaixo, divulgada pelo IHU Notícias, 06-04-2012, para ler sua íntegra. Também pode fazer a remissão sobre a matéria que deu origem à polêmica, clicando na palavra chave em destaque no parágrafo seguinte.
As declarações que a presidente Dilma Rousseff (PT) deu anteontem de desdém em relação à energia eólica e de ênfase à continuidade dos investimentos em hidrelétricas foram consideradas de "infelizes" e "ultrapassadas" a "retóricas" por quem vem trabalhando em apoio à energia alternativa. Dilma falou na quinta-feira em reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que ela preside, mas com o qual ainda não havia se reunido.
A reportagem é de Giovana Girardi e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 06-04-2012.
Para o físico Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do fórum, a observação dela de que não é possível viver só com energia gerada por vento é "retórica". "Nem estamos defendendo isso. Ninguém pode depender de algo que de repente para. A eólica tem de ter back up (reserva). O que no Brasil tem, porque temos hidrelétricas com reservatórios. Elas são o back up", diz.