Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sinônimos e antônimos

Comentários/opinião
Se intermitente é sinônimo de perene, convém convocar os dicionaristas (Huais, Aulete e outros) para colocarem também no nosso vocabulário que zig-zag é sinônimo de retilíneo e, bem assim, caracterizar a linha política "zig-zagueante" do governo como um claro rumo retilíneo. Assim também poderiam mudar a forma do dito popular "uma no cravo, outra na ferradura", para "todas diretamente no casco do animal"! E quem vocês acham que é o infeliz animal?
Matéria transcrita no IHU Notícias, 31-05-2012.
Um dos aspectos frustrantes da medida provisória editada pela presidente Dilma Rousseff, de forma casada com vetos pontuais ao Código Florestal aprovado pelo Congresso, é a redução das exigências legais para a recuperação de nascentes.
O comentário é de Márcio Santilli em artigo no sítio do Instituto Socioambiental – ISA, 30-05-2012.
Eis o artigo.
Os legisladores do Planalto introduziram deliberadamente no texto da medida a expressão “perenes”, com o intuito de excluir dessas exigências as nascentes intermitentes que, frequentemente, ocorrem em regiões com menor disponibilidade anual de água.
Diante da reação de espanto com a introdução, por moto próprio do Planalto, de mais um retrocesso na legislação florestal, circulam rumores em Brasília de que a ANA (Agência Nacional de Águas) será convocada a publicar uma nota técnica sustentando que “intermitente” também é “perene”, de modo a evitar uma reedição da medida provisória pela presidente.