Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Povoado espanhol de 2 mil habitantes está no mapa-mundi da esquerda


Comentários/opinião
Que coisa interessante, a qual até parece vinda de outras "plagas" do Universo. Nos meus livros e textos sobre o estágio terminal do capitalismo e a consequente tese da necessidade do desvelar de uma utopia - que já estaria por aí, ainda oculta – tenho esboçado um modelo de sociedade muito assemelhada a descrita a seguir e confirmada como existente em Marinaleda, Espanha.
Juro que jamais havia sabido de tal experiência, de sorte que o modelo que esbocei é  estritamente teórico, ainda que absolutamente exequível. Como, aliás, parece estar demonstrado na experiência descrita.
Outra face interessante, ainda que possa parecer apenas exotérica ou mística – e que nenhuma ciência conseguiria explicar – o nome do povoado espanhol tem uma estranha correlação com o nome de minha mãe Marina e de minha filha Luzmarina, ambas falecidas. Coincidência?
Parceira de Cuba e Venezuela, Marinaleda atrai jornalistas e curiosos de todos os cantos do planeta que desejam conhecer o sistema de participação baseado em assembleias, a divisão do trabalho na fazenda ocupada de El Humoso a distribuição de casas populares que evita a especulação imobiliária. Carta Maior contará em detalhes a história de luta deste povoado espanhol em uma série de reportagens a partir dessa segunda-feira. A reportagem é de Naira Hofmeister e Guilherme Kolling, direto de Marinaleda, Espanha.
Naira Hofmeister e Guilherme Kolling, de Marinaleda, Espanha
Marinaleda - No bar do Sindicato de Obreros del Campo (SOC), em Marinaleda, nenhum frequentador respeita a proibição de fumar em locais fechados. Este município de 2 mil habitantes no sul da Espanha tem suas regras próprias e muitas divergem das oficiais editadas pelo Parlamento Nacional e pelo Rei Juan Carlos. Sua majestade, por exemplo, não ocupa a foto ao centro do gabinete do prefeito, Juan Manuel Sánchez Gordillo.

Soja transgênica Intacta RR2 Pro. A ampliação dos transgênicos no Brasil. Entrevista especial com Leonardo Melgarejo


Comentários/opinião
Ótima matéria. Infelizmente, pouco se divulga a respeito da predominância "mercadista" da CTNBio e de todas a safadezas que andam por aí, em nome da tecnologia.
Eu gostaria também que todo fabricante de agrotóxico e de produtos transgênicos, bem como seus "cientistas" desenvolvedores de novas "invenções" e os seus aplicadores na alimentação humana e animal experimentassem a priori em suas próprias famílias os produtos que impingem às famílias dos outros.
Entrevista especial para o IHU Notícias, 24-09-2012.

“Não entendo como o conhecimento científico possa ser colocado antes a serviço das justificativas do que de críticas aos argumentos das empresas”, lamenta o engenheiro agrônomo.

Confira a entrevista.
soja transgênica Intacta RR2 Pro, que causou polêmica entre os produtores do Mato Grosso, incorpora um novo trangene e resiste “a banhos de herbicidas à base de glifosato, como também carrega, em todas suas células, uma toxina que não está presente na soja convencional”, diz o engenheiro agrônomo, Leonardo Melgarejo, à IHU On-Line em entrevista concedida por e-mail. Para ele, a crítica dos produtores àMonsanto, por comercializar o produto antes da aprovação do mercado chinês, é “coerente”. “Os produtores se preocupam com a contaminação das cargas destinadas à exportação, que poderiam ser rejeitadas pelo maior mercado consumidor da soja brasileira. As implicações seriam enormes, pois, uma vez liberado o plantio, a contaminação seria inevitável”, salienta.