Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Verso e reverso do espelho: o outro lado da cidade modelo

Comentários/opinião
É absolutamente emblemática a matéria divulgada hoje no IHU Notícias no sentido de demonstrar, mais uma vez, as contradições e as crueldades do processo de ganância vigente no mundo e no Brasil, sob formas até absurdas. Na verdade, e a bem dela, criminosas. E crime, como sabemos, deve ser punido com cadeia. Destaque-se que, em algumas sociedades, alguns crimes são punidos com supressão de partes do corpo e das próprias vidas dos criminosos. Se a moda pegasse...    
O outro lado da cidade modelo
Seu Francisco saiu de casa para olhar o movimento. Ficou curioso com tanta gente que desceu de um ônibus, quase todos com câmeras à mão e muitos falando outros idiomas. Perguntou o que estava acontecendo e explicaram a ele que os "turistas" eram pessoas de diversos países e do Brasil, jornalistas, pesquisadores e ativistas que estavam no Rio de Janeiro por ocasião da Rio+20 e foram conhecer de perto os impactos da siderúrgica TKCSA [Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico] no bairro de Santa Cruz, na zona oeste da capital carioca. "É um perigoso isso aqui", comentou Seu Francisco, sobre a presença da empresa no local.
A reportagem é de Raquel Júnia, publicada no sítio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), 17-06-2012.