Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Brasil inicia programa que vai aumentar restrição a espanhóis no país

Comentários/opinião
Ora, ora, vejam só! O meu insignificante Blog dando um autêntico e legítimo furo de reportagem na imprensa brasileira, inclusive no poderoso UOL Nóticias!
Explico-me. No dia 07-02-2012 publiquei aqui uma entrevista do Ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota ao jornal El País, a respeito de critérios muito discrepantes para a entrada de brasileiros na Espanha em relação à de espanhóis no Brasil. A matéria tem o título "Será difícil para os espanhóis entrarem no Brasil se exigirmos os mesmos requisitos". A tradução foi de minha autoria, direta do jornal espanhol, conforme entrevista a Francesc Relea, correspondente em Brasília.
Hoje, o UOL Notícias publica a matéria a seguir, onde faz referência à reportagem da entrevista referida acima, em tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves. É um pouco diferente (até no titilo) da minha tradução – a qual, sem falsa modéstia é mais fiel ao original espanhol... Hehehehehehe...  E ela foi publicada no dia seguinte, isto é, 08-02-2012! Ora, direis ouvir estrelas...
É claro que o poderoso UOL teve acesso a informações que eu não dispunha, ou seja, que precisamente no dia de hoje, entrariam em vigência as novas regras brasileiras, do que trata a matéria transcrita abaixo.
Em compensação, não explicou – e continua não explicando - ao distinto público que é o tal de "espaço Schengen". Ide ao blog ou ao Wikipedia, por favor...
N.B. - A matéria referenciada é a 2a. mais acessada do meu Blog, até este momento.

Do UOL, em Brasília e São Paulo, 02-04-2012
O governo brasileiro iniciará oficialmente nesta segunda-feira (2) o programa que vai aplicar o princípio da reciprocidade aos espanhóis que vierem ao país. A regra vai aumentar a restrição à entrada dos visitantes em resposta aos relatos de brasileiros que têm sido barrados na Espanha, principalmente em Madri, por não atenderem todos os pré-requisitos para entrada.
As exigências incluem passaporte válido por seis meses, bilhete aéreo de ida e volta, comprovação de recursos para estadia e hospedagem garantida – exatamente as mesmas obrigações que brasileiros têm de cumprir quando querem entrar na Espanha.
Há anos os dois países trocam acusações de maus tratos a seus turistas. Em 2007, os espanhóis barraram 3.013 brasileiros no aeroporto madrileno, segundo o Itamaraty. No ano seguinte, foram 2.196. Em 2009, houve queda para 1.714 e em 2010, para 1.695. Os números do ano passado ainda não foram concluídos, mas até agosto de 2011 pelo menos 1.005 brasileiros foram rejeitados na principal porta de entrada para a Espanha. 
Em entrevista ao jornal "El País" ("Se exigíssemos os mesmos requisitos, espanhóis teriam dificuldades para entrar no Brasil", diz Patriota), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que "as situações arbitrárias" realizadas pela Espanha afetam "pessoas que têm a documentação em dia e são levadas a uma sala separada do aeroporto [de Madri] para ser investigadas pela polícia". 
"Por exemplo", afirmou, "têm de mostrar que seu cartão de crédito tem um limite, que estão de posse de um seguro-saúde, que têm reserva em hotel e que podem pagar a fatura da hospedagem", alegou. Segundo a Espanha, essas medidas são requisitos de entrada exigidos no espaço Schengen, ao qual pertence a Espanha.