Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Apenas ilusão

Esse incrível descompasso vem sendo tratado de modo muito tímido e até medroso. É como se estivéssemos andando em um terreno lodoso, com olhos e ouvidos atentos apenas no entorno agradável: a floresta, os pássaros, os frutos, as flores,  as borboletas. Ou seja, sem olhar para baixo, com medo de desfazer o encanto. Ou como as bailarinas clássicas vestidas com seus “tutus du ballet”, participando de um lindo espetáculo, sem poder prestar atenção nos próprios pés, dentro das sapatilhas, cobertos de ataduras, resultado dos maus tratos que a profissão lhes produz.
IHU Notícias - 07-01-2012
"A sexta economia do mundo produziu em 2011 US$ 2,5 bilhões. No entanto, se dividimos esse valor pela população, encontramos que a renda per capita brasileira é apenas a 77º no ranking mundial, sugerindo que o padrão de vida médio no país ainda é significativamente inferior ao padrão europeu", constata Flávio Comim, professor de economia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e da Universidade de Cambridge, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 07-01-2012.
Segundo ele, "a ideia de ter um padrão europeu seduz, mas também pode nos afastar da verdade sobre onde estamos e quem somos".
Apenas ilusão
A imagem do Brasil como sexta economia do mundo é apenas uma ilusão para o cidadão comum.
Somos ainda um país muito desigual, no qual milhões vivem indignamente. Nosso desenvolvimento humano tem andado a passos lentos e, em vez de encararmos os fatos, preferimos uma atitude na linha do "me engana que eu gosto" quando nos deparamos com algumas estatísticas feitas "para inglês ver", com pouca materialidade no dia a dia de milhões de brasileiros.
A sexta economia do mundo produziu em 2011 US$ 2,5 bilhões. No entanto, se dividimos esse valor pela população, encontramos que a renda per capita brasileira é apenas a 77º no ranking mundial, sugerindo que o padrão de vida médio no país ainda é significativamente inferior ao padrão europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário