Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Conflito ricos x pobres percebido como maior fonte de tensão nos EUA

Publicação: La Jornada – México – Seção Indignados – 13-01-2012
Tradução: Luiz Carlos Correa Soares – 15-01-2012
“A neutralidade é impossível em um mundo que está dividido entre indignos e indignados”, disse o escritor Eduardo Galeano, em visita à Havana. "Ninguém pode ser neutro, porque esta crise que vive todo o planeta condena muita gente a aceitar o inaceitável: a falta de trabalho, de alimentos e de perspectivas de vida. Porém, a indignação tem uma tal capacidade de contágio que nada pode pará-la", afirmou.
Cada vez mais estadunidenses percebem que a principal fonte de tensão na sociedade desse país é o conflito entre ricos e pobres, revelou uma pesquisa recente do Centro de Pesquisas Pew. Dois terços dos entrevistados disseram que há conflitos "fortes" ou "muito fortes" entre os ricos e os pobres, 19% a mais do que em 2009. Como fonte de tensão social, o conflito de classes superou o conflito entre imigrantes e nativos, bem como entre "negros" e "brancos". A Pew acredita que o movimento Ocupa pode ter influído nessa mudança de percepção.
A American Dialect Society, uma associação de lingüistas, escolheu ocupar como a palavra do ano de 2011.
Os integrantes do movimento Ocupa Washington enfrentam um possível despejo de seu acampamento.
O movimento Ocupa Wall Street está chamando uma vigília global em 15 de janeiro para celebrar a data de nascimento de Martin Luther King. Nesse dia, em Guadalajara, no México, a Assembléia Popular Jalisco realiza uma marcha e um acampamento.
Em Israel, o movimento dos indignados conseguiu que fosse aprovada a educação infantil gratuita.
O quinto programa do Amanhece Que Não É Pouco, do movimento 15-M, foi postado na Internet, tendo sido elaborado pela AudioviSol (comissão de audiovisual da Acampadasol) e pela TeleK. Nesta matéria é abordada a questão da crise financeira e mostradas imagens de eventos recentes e o que ocorreu no Egito.
A banda metaleira Ministry produziu um significativo material chamado 99%, dedicado ao movimento Ocupa. A canção faz parte do novo disco Relapse, que deve sair em março.
O renomado chef estadunidense Mark Bittman escreveu um artigo intitulado Para além das eleições, o poder do povo. Bittman, autor de alguns livros de receitas mais populares nos Estados Unidos e que tem escrito sobre a conexão entre alimentação, saúde e meio ambiente, afirma que há uma guerra de classes no país e que "o lado equivocado vai ganhando”. E denúncia: "há uma oligarquia neste país que usa a força financeira para obter poder político, que luta e intimida por seu ‘direito’ de fazer dinheiro, sem se importar com as consequências para o planeta ou o que estiver sobre ele."
"Só se houver ações coletivas realizadas por um grande número de cidadãos, os políticos - aqueles com princípios - terão o apoio de que necessitam para resistir ao poder dos lobistas empresariais", diz.
"Somente através da união das pessoas que estão dispostas a lutar por uma causa é que podemos mudar as coisas. Devo mencionar o Egito, a Tunísia e as revoluções norte-americana e francesa?", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário