Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que seu mestre mandar

Comentários/opinião
A discussão, que o tema desta matéria provoca, pode ser extensa e profunda e não cabe nestas rápidas observações. Pode se tornar tema até mesmo de alguns compêndios de análise política, tomando como referência o “fenômeno político chamado Lula”. É, com certeza, um grande desafio para o futuro.
Eu, cá comigo, tenho muitas agulhas – talvez um agulheiro inteiro – a me cutucarem... Aqui, porém, por hoje fica no ar apenas o desafio para o debate.
O PT tem, hoje, uma só ideologia, uma só direção e uma só concepção política: é o que Lula mandar. O ex-presidente é o senhor do voto, da força de arrecadação, da linguagem e do discurso das campanhas e das vitórias. Portanto, ele manda e o PT obedece. Mesmo que às vezes um ou outra reajam a imposições que os prejudicam. Depois de um tempo, dedicado a convencê-lo do contrário, encaminham-se dóceis para a aceitação.
O comentário é de Rosângela Bittar, jornalista, e publicado pelo jornal Valor, 15-02-2012.
Retrato esse que, apesar da grande nitidez no momento, não impede que cabeças mais preparadas e dadas à formulação política, no PT, continuem raciocinando com autonomia. O que lhes permite ver risco no exagero e acreditar que se torna imprescindível uma reação mais efetiva por parte de políticos petistas que porventura contem com o respeito do ex-presidente. Esses amigos tentariam convencê-lo a não radicalizar tanto o pragmatismo que, na avaliação de Lula, foi o que passou a dar vitórias eleitorais sucessivas a ele e ao partido.
A política de alianças é o cerne dessa questão, nem está mais na berlinda, chegou ao PT para ficar e os demais partidos, inclusive adversários, que a praticavam antes de Lula, tentam retomar o modelo para reconquistar o horizonte da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário