Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

domingo, 29 de abril de 2012

Sertanejo tem máquina de lavar, só que falta água

Comentários/opinião
É o que acontece quando um projeto é mal concebido, mal encaminhado e mal executado. Essas são características comuns em projetos da região nordeste, tais como a transposição do rio São Francisco e outros onde as condições da região e/ou das populações não são devidamente consideradas e atendidas.
Vejam a matéria divulgada pelo IHU Notícias, 29-04-2012.
O descompasso entre a implantação de infraestrutura hídrica no semiárido nordestino e o crescimento da renda dos seus moradores fez surgir na região vítimas da seca que não têm água encanada, mas moram em casas com antenas parabólicas, TVs de LCD e até máquinas de lavar.
A reportagem é de Fábio Guibu Daniel Carvalho e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 29-04-2012.
Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), a renda no Nordeste cresceu 42% entre 2001 e 2009. Já o número de domicílios com água encanada na zona rural aumentou apenas 6,9% entre 2000 e 2010, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o descompasso resulta de "anos sem política de sustentabilidade hídrica".
Numa região onde apenas 35% dos domicílios rurais são ligados à rede de distribuição, a solução no período de estiagem são ações emergenciais. Só com carros-pipa, o governo federal vai gastar neste ano R$ 164,6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário