Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Escola de assentamento no Paraná fica em primeiro lugar na média do IDEB


Comentários/opinião
Sempre fui bastante crítico e fico com o pé atrás a respeito de estatísticas porque dependem de uma série de fatores: a origem dos dados; a qualidade e a respeitabilidade das instituições detentoras das informações e de quem as organiza; a forma de organização e de sua apresentação; as eventuais e possíveis intenções fraudulentas ou tendenciosas, etc. Ou seja, sempre é possível demonstrar situações tanto reais quanto irreais. Por exemplo, não ponho qualquer fé e credibilidade em pesquisas eleitorais porque podem ser – e muitas certamente o são – falsas e tendenciosas.
Entretanto, quero crer que, no caso desta matéria, os dados são verdadeiros. E, portanto, trata-se de demonstração inequívoca de um fato muito importante: é possível tratar com seriedade e qualidade a formação adequada das crianças do nosso Brasil. Pena que isso não seja uma generalidade.
Uma escola localizada dentro de um dos maiores projetos de assentamento no Paraná foi classificada, neste ano, em primeiro lugar na média municipal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no município de Querência do Norte, a 625 km de Curitiba. A Escola Camponesa Municipal Chico Mendes fica na área de uso comunitário do PA Pontal do Tigre. O assentamento tem área de oito mil hectares, com 338 famílias.
A reportagem é do portal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 01-10-2012.
A escola Chico Mendes conseguiu o primeiro lugar na média municipal do IDEB com a nota de 6,2. O índice foi obtido por meio da Prova Brasil, aplicada aos alunos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais. Os exames conta com perguntas de português e matemática. Essa é a segunda vez que a escola faz a prova. Em 2009 a nota foi 4,4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário