Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ahmadinejad se reunirá domingo com Chávez em Caracas

O presidente do Irã não passará pelo Brasil. Por que será? O Brasil é o maior país e mais importante economicamente da América do Sul; tem um dos maiores potenciais de petróleo do mundo; um dos maiores produtores de petróleo; esteve ao lado do Irã nas escaramuças com os EUA no final do governo Lula; etcétera e tal.
Será porque não tem um povo nem um governo com “tendências” socialistas ou, pelo menos, não aderentes, domesticados e subalternos ao domínio norte-americano? Para Mahmud, Dilma é diferente de Lula (abstraída a questão de gênero?... rssrsrsrsrsrsrs... 
Em essência,  é porque não somos "vizinhos críticos dos EUA". Para pensar em casa...

O líder iraniano fará um giro de cinco dias pela Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador.
Notícia publicada no jornal espanhol El País - 06/01/2012
O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou hoje a visita a Caracas do Presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, no próximo domingo em uma viagem de cinco dias do representante iraniano pela  América Latina.
De acordo com Chávez, Ahmadinejad fará a viagem, apesar de que "infelizmente as tensões no Golfo Pérsico vêm crescendo nas últimas horas".
O chefe de Estado venezuelano tem criticado as pressões dos Estados Unidos quanto ao envio de porta-aviões ao Estrito de Ormuz (1), águas compartilhadas por Irã e Omã, porque o regime iraniano ameaçou bloquear essa vital passagem do abastecimento mundial de petróleo.
O porta-voz da casa branca, Jay Carney, definiu o giro de Ahmadineyad pela Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, como uma tentativa de Teerã para fortalecer alianças com vizinhos críticos dos EUA.
A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, declarou que Washington está transmitindo sua preocupação para estes países, porém salientou que "todos os países sabem muito, muito bem, qual a posição dos Estados Unidos com relação ao Irã".
O representante iraniano, com estreitas relações na América Latina (2), também assistirá à posse do presidente  da Nicarágua, Daniel Ortega, ato que Chávez disse não ter decidido ainda a respeito de sua presença.
No final de dezembro de 2011, o presidente venezuelano já tinha anunciado na televisão VTV a visita do seu homólogo iraniano no início de 2012. Ahmadinejad pensou viajar a Caracas em setembro passaso, mas a viagem foi adiada em razão da saúde de Chávez.
A última vista de Ahmadineyad a Chaves foi em setembro de 2009, enquanto que  Chávez, um dos principais aliados do Irã na América Latina, foi aTeerã em outubro de 2010.
Nota – Ver referências nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário