Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Alemanha "exporta" idosos para casas de repouso na Polônia

Comentários/opinião
A questão posta não pode ser, prioritariamente, olhada sob pontos de vistas éticos, os quais no mundo atual estão sendo suplantados por condições sociais, econômicas, políticas, institucionais e até humanas muito ruins. E as humanas, em especial, como decorrência das demais.
E prestem atenção: quem está dizendo isso com todas as letras sou eu, um idoso já bem acima dos 70, mas que ainda goza razoavelmente de boa saúde. Por enquanto... Todavia, sou muito realista!
O Brasil – e também o estado do Paraná, o qual estou estudando com amplidão e profundidade – estão ficando velhos.  São números crescentes que dizem isso, não se trata de opinião ou suposição.
A pergunta que não pode calar é: como estarão e ficarão os velhos do Brasil e por extensão do Paraná dentro,  digamos, dos próximos dez ou vinte anos?
Quem viver, verá!!!
Alemanha "exporta" idosos para casas de repouso na Polônia
Sonja Miskulin se esqueceu de seu amado gato, Pooki. Ela não se lembra se tem netos e nem da viagem de nove horas feita num recente domingo, quando deixou para sempre sua casa na Alemanha. Essa ex-tradutora, que sofre de demência e anda em cadeira de rodas, comemorou seus 94 anos, no mês passado, em uma casa de repouso na Polônia. Sua filha a mandou para o local para que tenha uma vida melhor e um tratamento mais barato.
A reportagem é de Naomi Kresge, publicada no jornal Valor, 17-09-2013. Divulgação da IHU Notícias, 18-09-2013.
Miskulin uniu-se a um movimento controverso: residentes de asilos que emigram. Essa "exportação de avós" tem gerado indignação na Alemanha. O maior jornal de Munique denunciou o fenômeno como sendo "colonialismo gerontológico" e o comparou às nações que exportam o próprio lixo.
Contudo, cada vez mais famílias como a de Miskulin dizem que é a melhor opção para dar uma velhice digna aos idosos - e poupar dinheiro - perante a dificuldade de ter cuidados de boa qualidade em casa. Segundo uma pesquisa feita em março pela TNS Emmid, um em cada cinco alemães consideraria atualmente viajar ao exterior em busca de uma casa de repouso.
"Eu só posso dizer: crianças, quando seus pais ficarem velhos, mandem-nos para a Polônia", disse a filha deMiskulin, Ilona von Haldenwang, de 66 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário