Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nó górdio e crise do capitalismo

Comentários/opinião
A matéria a seguir complementa e amplia o conteúdo da matéria plotada anteriormente, nesta minha nova jornada para retomar as atividades deste meu blog, também contida no IHU Notícias de hoje.
Creio serem desnecessários maiores comentários.

Nó górdio e crise do capitalismo

Uma crise global assola o mundo que conhecemos. A crise da energia e da alimentação, a degradação do meio ambiente, a recessão e a crise financeira, a perda de legitimidade da democracia e o esvaziamento dos valores de nossa cultura são sintomas das limitações do capitalismo para reproduzir e legitimar a estrutura de relações de poder a nível global. A desintegração dessa estrutura, baseada em uma determinada forma de produção, apropriação e distribuição do excedente econômico a nível mundial, emergiu na cena política internacional através da crise financeira de 2008. Ignorar a índole sistêmica desta crise implica obscurecer os obstáculos que enfrentamos para conseguir uma maior inclusão social e integração nacional.
O artigo é de Mónica Peralta Ramos, socióloga, autora de “La economía política argentina. Poder y clases sociales”, publicado por Página/12, 15-07-2014. A tradução é do Cepat.


Nenhum comentário:

Postar um comentário