Comentários/opinião
Surpreendente?
Eu
considero horripilante! E por quê?
Porque
se trata de questões de qualidade de vida, de saúde e da própria sobrevivência das
pessoas!
A
que ponto de domínio absoluto se pode chegar, em decorrência da ganância sem
controles e sem freios, apenas ao sabor de interesses muito fechados em poucas e
poderosas mãos. Tanto privadas quanto públicas!
Poucas
empresas dominam gôndola do supermercado e abocanham de 60% a 70% das compras
de uma família
Dez
grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola –
abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de
concentração no mundo.
A
reportagem foi publicada pelo Repórter Brasil,
11-01-2015.
A
concentração das empresas nas gôndola do supermercado
Talvez
passe despercebido àqueles que vão ao supermercado que um conjunto pequeno de
grandes transnacionais concentra a maior parte das marcas compradas pelos
brasileiros. Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma
família e tornam o Brasil um dos países com maior
nível de concentração no mundo. O que sobra do mercado é disputado por cerca de
500 empresas menores, regionais.
Quer um exemplo dessa concentração? Quando um consumidor vai à seção de
higiene pessoal de um estabelecimento comercial e pega nas gôndolas um aparelho
de barbear Gilette, um pacote de absorventes Tampax e um pacote de fraldas Pampers, ele está comprando três marcas que integram o
portfólio da gigante norte-americana Procter & Gamble –
que também é dona dos produtos Oral-B, para dentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário