Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Contra 'mercado', governo atrai 276 mil 'minirrentistas' em 10 anos

Comentário/opinião
Bem, já que estamos fundados – e afundados – num sistema capitalista, para o Brasil isso já é um avanço. Na verdade, é um pequeno avanço porque continuamos afundados no rentismo. Trata-se de um rentismo tupiniquim, mas é um rentismo, de qualquer modo. Resta, porém, o consolo de que os atravessadores e usurários ficam de fora.
Publicado na Carta Maior, 21-01-2012
Essa é a clientela de pessoas comuns que compram título do governo sem passar por bancos e fundos. Como estrangeiro e fundo de pensão, pequeno investidor é aposta do Tesouro para ampliar base credora e quebrar parte da força do 'mercado' na imposição do juro. Cidadãos têm 17% da dívida da Irlanda, cuja crise seria ainda pior sem eles. No Brasil, fatia é irrisória: 0,4%.
André Barrocal
BRASÍLIA – O número de pequenos rentistas que ganham dinheiro fazendo empréstimos de baixo valor ao Estado brasileiro, por meio da compra de títulos da dívida pública diretamente do governo, sem intermediação do “mercado”, cresceu 28% no primeiro ano da presidente Dilma Rousseff. Em 2011, 61 mil pessoas entraram no programa Tesouro Direto, pelo qual se negocia com o Tesouro Nacional via Internet, sem precisar pagar pedágio a bancos e fundos de investimento que operam para terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário