Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Seis em cada dez brasileiros pertencem à classe média, diz Datafolha

Comentário/opinião
Poucas coisas podem constituir maiores fontes de enganação do que as tais estatísticas, suas médias e suas interpretações. Principalmente quando induzem a conclusões precipitadas e/ou tendenciosas. Em outras palavras, é sempre possível demonstrar que aquilo que é, não é; e aquilo que não é, é. Deu pra entender?
Analisando a matéria abaixo e fazendo o teste que a Folha sugere, descobri – estarrecido! - que sou classe A (alta), coisa que jamais poderia supor. Isso, só porque tenho formação superior completa (mesmo já em desuso...), renda mensal maior que R$ 5.000,00, 2 TVs a cores e rádio. Por esse critério, qual a classe do Eike Batista? Coisas do Brasil...
Obviamente, a análise circunstanciada da matéria e a respectiva opinião não cabem neste texto. Porém, a sua provável linha melódica e as suas conclusões também creio serem muito óbvias.
Matéria de Érica Fraga – Folha de São Paulo, 22-01-2012.
Brasil é um país de classe média. Seis em cada dez brasileiros com 16 anos ou mais já pertencem a esse grupo, segundo o Datafolha.
Com 90 milhões de pessoas --número superior ao da população alemã--, a classe média brasileira, no entanto, está longe de ser homogênea.
A variedade de indicadores de renda, educação e posse de bens de consumo permite a divisão dessa parcela da população em três grupos distintos que separam os ricos dos excluídos.
O acesso crescente a bens de conforto --como eletroeletrônicos, computadores e automóveis-- é o que mais aproxima as três esferas da classe média brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário