Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

terça-feira, 13 de março de 2012

“O objetivo é manter o poder aquisitivo dos trabalhadores"

Comentários/opinião
Que ninguém se entusiasme porque não um brasileiro que disse isso...!
Parece haver algumas diferenças e também algumas leves semelhanças entre o Brasil e a Argentina, também no caso das relações trabalhistas institucionais entre os governos e os empresários respectivos.
O ministro do Trabalho argentino é um cidadão que transitou sempre no setor, aparentemente ao lado dos trabalhadores. E no Brasil, por onde tem transitado o senhor Lupi? Alguém se lembra de alguma vez em que ele tenha falado – pelo menos falado... – com firmeza perante os empresários?
Vamos ver agora como falará o neto do Brizola. Talvez da mesma forma, ou seja, nada.
Quanto aos empresários, é a mesma cantilena de promessas ambíguas. Mas a há uma pequena diferença com a atualidade brasileira: a existência de promessas, pelo menos...
A matéria é do Jornal Página/12. A tradução é deste blogueiro.

O ministro do Trabalho(*) disse que este é um dos eixos das políticas de trabalho que se impulsionam no governo nacional e considerou que, para mantê-lo, é necessário que o Estado ofereça aos empresários "um nível de previsibilidade" tal que permita "manejar suas empresas" e alcançar "um ponto de equilíbrio" com as demandas dos trabalhadores.
O ministro deu estas definições durante a inauguração do Fórum Nacional de Trabalho Decente para Jovens, que se desenvolve com a participação do diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na Argentina, Marcelo Castro Fox. "É importante que ambos os setores saibam encontrar um ponto de equilíbrio que permita a possibilidade de manter o poder de compra dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, dê previsibilidade ao setor empregador", disse o ministro.
Assim também, durante a reunião o titular da Coordenadoria das Indústrias Alimentícias (COPAL) e membro da União Industrial Argentina (UIA), Daniel Funes de Rioja, indicou que a discussão salarial deve ser analisada ​​de forma "prudente" e isso significa "não falar sobre percentagens". "Não queremos que  isso desgaste a capacidade produtiva e competitiva nem o poder de compra dos trabalhadores", disse o representante em sintonia com o ministro.
(*) Carlos Alfonso Tomada, advogado, ocupa o Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade desde 2003. Foi nomeado pelo então presidente Nestor Kirchner e mantido no cargo pela presidente Cristina Kirchner, em 2007. Anteriormente, havia sido consultor da OIT e assessor laboral de vários sindicatos e da CGT argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário