Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Críticos acusam Dilma de fazer retórica sobre energia alternativa

Comentários/opinião
O transitar da presidente pela Secretaria de Energia do Rio Grande do Sul e pelo Ministério de Minas e Energia parece que não foi suficiente para lhe dar fundamentos técnicos necessários para entender minimamente questões básicas do setor elétrico brasileiro. Conhecimentos simples, como os que o professor Pinguelli Rosa destaca na matéria anexa, também evitariam que muitos analistas apressados e de ocasião fizessem afirmativas sobre assuntos que não dominam.
Clique na chamada da matéria, abaixo, divulgada pelo IHU Notícias, 06-04-2012, para ler sua íntegra. Também pode fazer a remissão sobre a matéria que deu origem à polêmica, clicando na palavra chave em destaque no parágrafo seguinte.
As declarações que a presidente Dilma Rousseff (PT) deu anteontem de desdém em relação à energia eólica e de ênfase à continuidade dos investimentos em hidrelétricas foram consideradas de "infelizes" e "ultrapassadas" a "retóricas" por quem vem trabalhando em apoio à energia alternativa. Dilma falou na quinta-feira em reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que ela preside, mas com o qual ainda não havia se reunido.
A reportagem é de Giovana Girardi e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 06-04-2012.
Para o físico Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do fórum, a observação dela de que não é possível viver só com energia gerada por vento é "retórica". "Nem estamos defendendo isso. Ninguém pode depender de algo que de repente para. A eólica tem de ter back up (reserva). O que no Brasil tem, porque temos hidrelétricas com reservatórios. Elas são o back up", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário