Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sábado, 9 de junho de 2012

30% das ameaças à biodiversidade vêm do comércio global

Comentários/opinião
É a tal globalização ou mundialização, o que dá na mesma coisa. E os resultados também são os mesmos e para os mesmos: para nós, os muitos e sem poder, sobram as migalhas e os restos; para os outros, os poucos e poderosos, vão as benesses e o enriquecimento.
O comércio internacional é responsável por 30% das ameaças à biodiversidade global, segundo um estudo publicado hoje na revista Nature. A conta inclui desde commodities primárias, como soja, carne, leite, madeira e minérios, até produtos finais industrializados, como iogurtes, chocolates, chapas de aço, móveis e materiais de construção.
A reportagem é de Herton Escobar e publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, 07-06-2012.
Os pesquisadores cruzaram dados ecológicos de espécies ameaçadas com dados logísticos de comércio internacional e mapearam como o consumo de produtos em um país afeta a sobrevivência de espécies em outro. Por exemplo, como tomar um café colombiano num restaurante na Alemanha afeta a conservação de macacos nas florestas da Colômbia. Ou como comer um bife de carne brasileira na Rússia influencia o desmatamento da Amazônia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário