Comentários/opinião
Não carece ser feito qualquer comentário. Basta concordar com a afirmação do entrevistado, na matéria abaixo, divulgada pelo IHU Notícias, 08-06-2012. Grifo nosso.
A discussão central da Rio+20 será a substituição d PIB (Produto Interno Bruto) por outra medida que reflita o atual cenário da economia global, a qual não pode mais crescer infinitamente num planeta que caminha para ter 9 bilhões de habitantes.
Essa é a opinião do economista e professor da USP Ricardo Abramovay, que lança, durante a conferência, seu novo livro,Muito Além da Economia Verde, pela Editora Planeta Sustentável.
Ele é otimista sobre as chances de a Rio+20 fazer avançar o debate sobre novas métricas para a riqueza. Mas avisa que só seguir o caminho da economia verde, conforme sugerido pela ONU, com "esverdeamento" dos setores poluentes e a mesma ênfase no crescimento, não é suficiente como solução.
"A economia global terá de se reinventar, pois já não basta gerar empregos, pagar impostos e criar produtos. A nova economia terá de prover bem-estar às pessoas, para que o futuro não seja espartano por causa dos limites do planeta", afirma ele em entrevista à Andrea Vialli do jornal Folha de S. Paulo, 08-06-2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário