Boas vindas

BEM VINDO A ESTE SINGELO ESPAÇO DE DEBATES!

sábado, 16 de junho de 2012

Ex-banqueiro e 'papa' do decrescimento se enfrentam em Copacabana

Comentários/opinião
Há duas semi-verdades (o que é igual a duas semi-mentiras) no título da matéria. Nem Arminio Fraga é um verdadeiro ex-banqueiro nem Jackson é o papa do decrescimento, título que cabe com mais propriedade a Serge Latouche. Fraga saiu do BC do Brasil mas continua na "banca", de modo direto ou indireto. Acresça-se que, quando se fala em um encontro em Copacabana, para o grande público mais parece que foi nas areias da praia... O que, aliás, poderia ser mais adequado... Sabe como é, com uma caipirinha, uma água de coco, o footing do calçadão, essas coisas ruins da vida...
Sobre o tema, Fraga foi muito ladino, como sempre: concorda em mudar o mundo, mas não pode mudar o "seu" mundo, o das finanças, onde ele ganha o pãozinho de cada dia. Ou melhor dizendo, de cada hora ou minuto ou segundo. O trivial... Não entendo como tanta gente paga uma boa grana para ouvir tanta besteira, dita com a maior desfaçatez.

É concebível uma economia capitalista moderna que não se baseie no crescimento?
A pergunta foi o centro de um debate, na tarde desta sexta, entre dois economistas com ponto de vista distintos: Tim Jackson, professor de sustentabilidade da Universidade de Surrey (Reino Unido) e autor do livro "Prosperidade sem Crescimento", e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, do fundo Gávea Investimentos.
A reportagem é do Portal Uol, 15-06-2012. Divulgada no IHU NOTÍCIAS, 16-06-2012.
"A economia baseada no crescimento é insustentável, ao menos na sua forma atual. A própria crise financeira mostrou que esse modelo leva à instabilidade", disse Jackson. Em linha com a tese que defende em seu livro, o britânico criticou o "estímulo contínuo ao consumo": "A função da economia é levar prosperidade às pessoas, e ela transcende os bens materiais. Prosperidade é o bem estar da nossa família, é um mundo sustentável em possamos viver bem."
Fraga, por sua vez, disse não conceber um modelo sem crescimento econômico. "Mas acho que é concebível uma economia que se policie e se organize para crescer diferente, até crescendo menos a curto prazo, sem quebrar a longo prazo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário