Comentários/opinião
É óbvio que as panelas eram de alumínio importado, as vestes dos "panelantes" eram das grifes de Paris e Nova York e a quantidade era a mesma que comparece a uma festinha em qualquer mansão de Buenos Aires. É só olhar a fotos, ou seja, de gente que adora e precisa de dólares para comprar essas coisas, in loco, três vezes por ano. No mínimo. A nossa imprensa reacionária é que gosta de vestir demônio com assinhas e auréolas de anjo.
Enviado por Luis Nassif, 13/06/2012 - 09:35
Por Marco Antonio L.
De Vermelho.org
A reivindicação para guardar dólares aparece como a causa principal que levou grupos de classe média e alta a realizar manifestações na Argentina. Os especialistas consultados pelo jornal Página/12 afirmam que estes grupos não suportam ver o avanço para uma sociedade mais igual.
Luciana Taddeo
Classe média e alta argentina volta a fazer panelaço contra Cristina Kirchner.
No último dia 8, um protesto convocado pelas redes sociais reuniu, segundo a polícia, cerca de 5 mil pessoas em Buenos Aires. O panelaço reuniu pessoas que protestavam contra o fim do controle à compra de dólares.
De acordo com Melina Deledicque e Mariano Féliz, membros do Centro de Estudos para a Mudança Social, a “demanda de ‘direito ao entesouramento de dólares’ no atual contexto parece pouco razoável e nada generalizante, em uma sociedade onde a capacidade de poupar se restringe a um setor muito reduzido da população”.
Eles consideram ainda que este panelaço não representa o conjunto do povo trabalhador (e tampouco buscam isso) porque não questionam um projeto capitalista na crise.
Já para a socióloga Sandra Guimenez estes protestos são realizados pelos mesmos setores “antipopulares e antinacionais que, agrupados com setores da Igreja, a direita mais reacionária e alguns pró-políticos, têm muito claro que necessitam desestabilizar um projeto de país que pretende nivelar diferenças sociais”.
De acordo com a socióloga, o que acontece é que este setor não “tolera avançar (ainda que lenta e moderadamente) para uma sociedade mais igual”. Ela complementa que “cada vez que esta sociedade começa a sustentar um projeto que tende a ser mais ‘igualitário’, se produzem fortes enfrentamentos de classe. Em todo caso, esta sociedade tolera transversalmente a expectativa de que as pessoas que fazem parte essas classes melhorem sua situação, é dizer, se tolera a expectativa de ‘melhoria’. Mas isso é suportável se a melhoria não implica que se apaguem nem as diferenças nem os privilégios de classe.
Da Redação do Vermelho, com informações do Página/12
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